Ensino de História e a Temática Indígena
o uso do cinema na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i21.19840Palabras clave:
Cinema. Ensino de História. História Indígena.Resumen
A presença do cinema como recurso didático para o Ensino de História não é mais uma novidade nas discussões acadêmicas, mas ainda há muito o que ser debatido e pensado. O objetivo deste artigo é discutir o potencial didático deste recurso e incorporá-lo ao ensino de história dos povos indígenas através da análise do filme “Terra Vermelha”.
Descargas
Citas
ABUD, Katia M. A construção de uma didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino. História.São Paulo: 22 (1), p. 183-193, 2003.
AUMONT, Jacques & MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus Editora, 2003.
ADORNO, Teodor.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2006.
BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história cultura. Volume 1. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BITTENCOURT, C. M. F. “Capitalismo e Cidadania nas atuais propostas curriculares de História”. In: O Saber Histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2001.
BURCH, N. A Práxis do Cinema. São Paulo: Perspectiva, 2006.
BURKE, P. A Escola dos Annales (1929-1989). A Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1997.
BRUZZO, Cristina. Filme Ensinante: o interesse pelo cinema educativo no Brasil. Pro-Posições. Campinas: v. 15, n. I (43) - jan./abr, 2004.
DAHER, Joseane Zanchi. Cinema de Ãndio: uma realização dos povos da floresta. Dissertação de mestrado (UFPR). Curitiba: 2007.
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
KAMINSKI, Rosane. “Yndio do Brasil, de Sylvio Back: história de imagens, história com imagens.” In: MORETTIN, E.; NAPOLITANO, M.; KORNIS, M. (org). História e Documentário. Rio de Janeiro: FGV, 2012.
LEGOFF, Jacques. “Documento/Monumento.” In: História e Memória. Campinas: Unicamp, 1990.
MONTEIRO, John. Negros da Terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
______________. “O desafio da História Indígena no Brasil.” In: SILVA, Aracy Lopes e GRUPIONI, Luis Donisete Benzi (orgs). A Temática Indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995, p. 221.
MORETTIN, Eduardo Victorio. A representação da história no cinema brasileiro (1907-1949). Anais do Museu Paulista. São Paulo : v. 5, n. 1, 1997.
_____________ Cinema Educativo: Uma abordagem histórica. Comunicação e Educação, São Paulo (4): 13 a 19, p.16, set./dez. 1995.
_______________. “O cinema como fonte documental na obra de Marc Ferro”. IN: CAPELATO, M.H. [et AL.]. História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda, 2007.
MORIN, Edgar. “O cinema ou o homem imaginário.” In: Ensaio de Antropologia. Lisboa: Grande Plano, 1997.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010.
NÓVOA, Jorge; BARROS, José D’Assunção (orgs). Cinema-História: teoria e representações sociais do cinema. 2 ed., Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.
PESAVENTO, Sandra J. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
QUEIROZ, Glória R. P.C. “Acesso ao conhecimento científico pela mídia e ambientes não escolares em uma nova situação educacional.” In: XV ENDIPE. Coleção Didática e Prática de Ensino. Convergências e tendências do campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SILVA, Juliano Gonçalves da. O Ãndio no Cinema Brasileiro e o Espelho Recente. Dissertação de mestrado (Unicamp). Campinas, 2002.
XAVIER, I (org). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, Embrafilmes, 1983.
__________.O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência.3ª Edição, São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Filmografia
Terra Vermelha ”“ Birdwatchers/ La terra degli uomini Rossi - BRA/ITA, 2008, cor, 108’
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).