Mary Magdalene in the cinema
the biblical epic films and the biopic of 2018
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.31872Keywords:
Mary Magdalene. Biblical Epic Films. Women Representation.Abstract
This article seeks to identify how the character Mary Magdalene is represented in the biblical epic films, King of Kings (1961) and The Greatest Story Ever Told (1965). In both, Mary Magdalene is a supporting character, but the actresses who played her have a prominent place in Brazilian cinema magazines and newspapers of the period. The look dedicated to these productions is due to the biopic of Mary Magdalene, launched in 2018, directed by Garth Davis, where there is a break in a dominant narrative about the character. Given this, there is the objective of comparing the character representation choices in the two films, seeking to draw parallels with the 2018 film.
Downloads
References
ALEXANDER, Ella. Rooney Mara: ‘Mary Magdalene was a profund, radical feminist’. Harpers Bazaar, 14 mar. 2018. Disponível em: <https://www.harpersbazaar.com/uk/culture/culture-news/a19433295/rooney-mara-mary-magdalene-interview/> Acesso em 17 mar. 2020.
A MAIOR história de todos os tempos. Direção de George Stevens. EUA: MGM, 1965. 1 DVD (260 min.): AVI, son., color, Dublado Port.
BLANCO, Patrícia R. Maria Madalena era “uma mulher rica”, não uma prostituta. El País, Madri, 03 ago. 2018. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/02/cultura/1533237261_768771.html> Acesso em: 02 nov. 2019.
CINELÂNDIA. Show business. Rio de Janeiro, ed. 192, p. 22-23, nov. 1961. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/> Acesso em: 13 mar. 2020.
DESPENTES, Virginie. Teoria King Kong. São Paulo: n-1 edições, 2016.
DIÁRIO DO PARANÁ. Hollywood sem máscara. Curitiba, 16 de dezembro de 1961, p. 4. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/> Acesso em: 11 mar. 2019.
DIAS, Lucia Carvalho Moreira. A Revista do Rádio entre 1953 e 1955 e a Sociedade do Espetáculo. 2019. 241 f. Tese (Doutorado em Comunicação), Universidade Paulista, São Paulo, 2019.
GOSPEL PRIME. Filmes que distorcem a Bíblia são fracasso de bilheteria. S/l, 22 mar. 2018. Disponível em: <https://www.gospelprime.com.br/filmes-que-distorcem-a-biblia-sao-fracasso-de-bilheteria/> Acesso em: 26 mar. 2020.
GUERINI, Elaine. O inferno das irmãs de Madalena. Trópico, s/d. Disponível em: <http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/1717,1.shl> Acesso em: 17 mar. 2020.
G1. “Max Von Sydow, ator de 'O Exorcista' e 'O Sétimo Selo', morre aos 90 anos”. G1, Cinema, 09 mar. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2020/03/09/max-von-sydow-ator-de-o-exorcista-morre-aos-90-anos.ghtml> Acesso em: 17 mar. 2020.
IMDB. A Maior História de Todos os Tempos. Disponível em: <https://www.imdb.com/title/tt0059245/?ref_=rvi_tt> Acesso em: 19 mar. 2020.
______. Carmen Sevilla. Disponível em: <https://www.imdb.com/name/nm0786443/?ref_=nv_sr_srsg_0> Acesso em: 19 mar. 2020.
______. Joanna Dunham. Disponível em: <https://www.imdb.com/name/nm0242280/bio?ref_=nm_ov_bio_sm> Acesso em: 19 mar. 2020.
______. Rei dos Reis. Disponível em: <https://www.imdb.com/title/tt0055047/?ref_=nv_sr_srsg_0 > Acesso em: 19 mar. 2020.
INGLIS, Ian. Popular music history on screen: the pop/rock biopic. Popular Music History, vol. 2, p. 77-93, 2007. Disponível em: <https://booksc.xyz/book/42672652/c9e9ef> Acesso em: 17 mar. 2020.
JODELET, Denise. “Representações sociais: um domínio em expansão”. In: JODELET, Denise (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2002. p. 17-44.
JUNIOR, J. Consiglio; BRITO, Dulce Damasceno de. Hollywood sem máscaras. Diário da Noite, São Paulo, 7 de agosto de 1963, p. 10. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/> Acesso em: 11 mar. 2020.
KHOURY, Neme. A nova Madalena. Cinelândia, Rio de Janeiro, 1961, ed. 202, p. 38-39. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/> Acesso em: 13 mar. 2020.
KOSELLECK, Reinhart. “Espaço de experiência e horizonte de expectativa”. In: KOSELECK, Reinhart. Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-RJ, 2006, 305-327.
LARANJEIRA, Delzi Alves. “Maria de Magdala: divinamente humana em O Evangelho segundo Jesus Cristo”. In: FERRAZ, Selma. (Org.). Maria Madalena: Das páginas da Bíblia para a ficção. Maringá: Eduem, 2011.
MARIA Madalena. Direção de Garth Davis. Roteiro de Philipa Goslett e Helen Edmundson. Inglaterra, EUA, Austrália: See-Saw Films, Porchlight Films, Universal Pictures, 2018. 1 DVD (120 min.): AVI, son., color, Legendado Port.
MENEZES, Victor Henrique da Silva. Capas, Espadas e Sandálias: o mundo antigo por meio das telas. Revista Mundo Antigo (NEHMAAT-UFF/PUCG), Campos dos Goytacazes (RJ), a. 5, vol. 5 n. 10, p. 155-180, jun. 2016. Disponível em: <http://www.nehmaat.uff.br/revista/2016-1/artigo07-2016-1.pdf> Acesso em: 20 mar. 2020.
MOLINARO, Jules. Adios, Carmen. Cinelândia, Rio de Janeiro, ed. 194, dez. 1960, p. 20. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/> Acesso em: 13 mar. 2020.
MORIN, Edgar. As estrelas: mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
NEW YORK TIMES. Biblical Story Before Cameras. 9 fev. 1963. apud WIKIPEDIA. Joanna Dunham, 2018. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Joanna_Dunham> Acesso em: 13 mar. 2020.
REI dos reis. Direção de Nicholas Rey. Roteiro de Philip Yordan. EUA: Samuel Bronston Productions, 1961. 1 DVD (168 min.): AVI, son., color, Dublado Port.
SIQUEIRA, Silvia Márcia Alves. “A efervescência discursiva sobre as mulheres nos movimentos marginais do cristianismo primitivo e as respostas da patrística”. In: FUNARI, P. P. A.; FEITOSA, L. C.; SILVA, G. J. da. (Orgs.). Amor, desejo e poder na Antiguidade: relações de gênero e representações do feminino. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003. p. 375-390.
VADICO, Luiz. O épico bíblico hollywoodiano: o espetáculo como estética da salvação. Rebeca, a. 1, n. 2. 2012. p. 66-97. Disponível em: <https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/42/9> Acesso em 26 mar. 2018.
______. A Imagem do Ícone ”“ Cristologia Através do Cinema: Um estudo sobre a adaptação cinematográfica da vida de Jesus Cristo. 2005. 326 f. Tese (Doutorado em Multimeios), Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2005.
WIKIPEDIA. Asilo de Madalena, 2019. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Asilo_de_Madalena> Acesso em: 17 mar. 2020.
______. Evangelho de Maria, 2018. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_de_Maria> Acesso em: 25 mar. 2020.
______. Rooney Mara, 2020a. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Rooney_Mara> Acesso em: 17 mar. 2020.
______. The Greatest Story Ever Told, 2020b. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/The_Greatest_Story_Ever_Told> Acesso em: 17 mar. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Em Tempo de Histórias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).