O Publicador Goyano: Narrativas sobre Saúde Pública a partir da Secção Scientifica e carta dos leitores
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v23i43.53503Palavras-chave:
O Publicador Goyano, Secção Scientifica, Imprensa goianaResumo
O artigo apresenta a análise das narrativas relacionadas à saúde pública a partir da Secção Scientífica do jornal O Publicador Goyano, assim como o diálogo estabelecido entre os leitores por meio de cartas enviadas ao periódico sobre o mesmo assunto. É abordado o contexto histórico e político de surgimento do jornal, o qual é enraizado nos escopos abolicionista e republicano, bem como a figura de seu fundador, José do Patrocínio, considerado uma exceção dentro da comunidade afrodescendente do século XIX. É observado uma tentativa de popularização da ciência a partir da abordagem de temas relacionados à saúde, educação, higiene e urbanização, tal como a disseminação de valores e modelos europeus, visando uma normatização da sociedade. O texto tem como base estudos de Borges e Barbosa, Herschmann e Pereira, Larindo, Magalhães, Moraes e Rabelo. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, triangulada pelo levantamento bibliográfico, pesquisa documental e análise de narrativas.
Downloads
Referências
AO PUBLICO. Jornal O Publicador Goiano, Cidade de Goiás, ano I, n. 1, p. 1, 25 fev. 1885.
BOARINI, Maria Lúcia. Higiene e raça como projetos: higienismo e eugenismo no Brasil. In: Higiene e raça como projetos: higienismo e eugenismo no Brasil. Maringá: Eduem, 2003, p. 216-216.
BORGES, Rosana Maria Ribeiro; BARBOSA, Marialva Carlos. História Cultural da Imprensa Goiana no Século XIX. Goiânia: CEGRAF UFG, 2024.
FLORAMBEL, Floriano. A imprensa brasileira. Jornal O Publicador Goyano, Cidade de Goiás, ano I, n. 1, p. 1, 25 fev. 1885.
HERSCHMANN, Micael M.; PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. A invenção do Brasil moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20-30. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1994.
IMPRENSA. Jornal O Publicador Goiano, Cidade de Goiás, ano I, n. 1, p. 1, 25 fev. 1885.
JOSÉ do Patrocinio Marques Tocantins. Jornal O Publicador Goyano, Cidade de Goiás, ano V, n. 232, p. 2, 11 ago. 1889-a.
______. Jornal O Publicador Goyano, Cidade de Goiás, ano V, n. 232, p. 3, 11 ago. 1889-b.
LA VOIX. Collaboração. In: O Publicador Goyano, Cidade de Goiás, ano I, n. 1, p. 2, 25 fev 1885
LARINDO, Aparecida Macedo. José do Patrocínio Marques Tocantins (1844-1889): trajetória de um afrodescendente na Província de Goiás no século XIX. 2017. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás.
MAGALHÃES, Sônia Maria. O cenário nosológico de Goiás no século XIX. Varia Historia, v. 21, p. 456-473, 2005.
MARTINS, Lilian A. Pereira.; MARTINS, Roberto de Andrade. Os miasmas e a teoria microbiana das doenças. Scientific American Brasil [Série História], n. 6, p. 68-73, 2006.
MEMORANDUM. Jornal O Publicador Goiano, Cidade de Goiás, ano I, n. 1, p. 1, 25 fev. 1885.
PROGRAMMA. Jornal O Publicador Goiano, Cidade de Goiás, ano I, n. 1, p. 1, 25 fev. 1885.
RABELO, Danilo. A normalização dos comportamentos na Cidade de Goiás, 1822-1889. Goiânia: Cegraf UFG, 2010.
SECÇÃO EDITORIAL. Jornal O Publicador Goiano, Cidade de Goiás, ano I, n. 1, p. 1, 25 fev. 1885.
SECÇÃO SCIENTÍFICA. O Publicador Goyano, Cidade de Goiás, ano I, n. 4, p. 1-2, 28 mar. 1885.
SECÇÃO SCIENTIFICA. O Publicador Goiano, Cidade de Goiás, ano II, n. 65, p. 2, 22 maio 1886.
SECÇÃO EDITORIAL. O Publicador Goyano, Cidade de Goiás, ano III, n. 106, p. 1, 5 mar. 1887.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Em Tempo de Histórias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).