A Política Imigratória Brasileira na Revista de Imigração e Colonização (1940-1945)
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i32.14704Palavras-chave:
Ciências Humanas. História. Política.Resumo
O presente artigo busca analisar a política imigratória brasileira defendida pela Revista de Imigração e Colonização durante os anos de 1940 á 1945, especificando as principais características da política imigratória do Brasil expostas nos artigos presentes neste periódico.
Downloads
Referências
BELARMINO,Camila Almeida. Diálogos para construir uma nação: continuidades da questão nacional do pensamento social brasileiro nas páginas da Revista de Imigração e Colonização. 2012. 140 f. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação e História das Instituições da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2012.
CARNEIRO,Maria Luiza Tucci. “A imagem do imigrante indesejável. Arquivo Público do Estado e Universidade de São Paulo”. Seminários ”“nº 3: Crime, Criminalidade e Repressão no Brasil República. São Paulo.
CARNEIRO,Maria Luiza Tucci. Muralha anti-semita. Inspiradas em ideias racistas, autoridades do Estado Novo impediram a entrada de refugiados judeus no Brasil. Revista de História. Novembro de 2007.
CARNEIRO,Maria Luiza Tucci. O anti-semitismo na era Vargas (1930-1945),São Paulo. ed. Brasiliense, 1995.
CARVALHO,Fernando Mibielli de. Ainda a imigração do Após-Guerra. Revista de Imigração e Colonização. Rio de Janeiro. Ano IV, N.4. p.67-80.1943.
COUTO,R. Ribeiro. O problema da nacionalização. Revista de Imigração eColonização. Rio de Janeiro. Ano II, n.1. p.18-34.1941. GERALDO,Endrica. A “lei de cotas” de 1934: controle de estrangeiros no Brasil. Campinas. Cad. AEL, v.15, n.27. 2009.
GONÇALVES,Paulo Cesar. Mercadores de Braços, Riqueza e Acumulação na Organização da Emigração Europeia para o Novo Mundo. 2008. 518 f. Tese (Doutorado em História), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo. 2008.
LESSER, Jeffrey. O Brasil e a questão judaica: imigração, diplomacia e preconceito. Rio de Janeiro: Imago, 1995.
MAIO,Marcos Chor. Qual antissemitismo? Relativizando a questão judaica no Brasil dos anos 30. In Dulce Pandolfi. Repensando o Estado Novo.Rio de Janeiro: FGV, 1999.
MENDES, José Sacchetta Ramos. Laços de Sangue, Privilégios e Intolerância à Imigração Portuguesa no Brasil (1822-1945). Coleção Portugueses no Mundo. Porto: Fronteira do Caos; CEPESE, 2010.
MENDES, José Sacchetta Ramos. O sistema de cotas nas Constituições de 1934 e o ideal de integração étnica dos estrangeiros no Brasil. In José Jobson Arruda, Vera Lucia Amaral Ferlini, Maria Izilda Matos, Fernando de Sousa. De colonos a Imigrantes, I(e)migração portuguesa para o Brasil.São Paulo: Alameda, 2013.
MUNIZ, João Carlos. Apresentação. Revista de Imigração e Colonização. Rio de Janeiro. Ano I. n.1. 1940.
NEIVA, Arthur Hehl. Estudos sobre a imigração Semita no Brasil. Revista de Imigração e Colonização.Rio de Janeiro. Ano V, n.2, 1944.
NEIVA, Arthur Hehl. Getúlio Vargas e o problema da imigração e da colonização. Revista de Imigração e Colonização. Rio de Janeiro. Ano III, n.1, 1942.NEVES,Frederico de Castro. Getúlio e a seca: políticas emergenciais na era Vargas. Revista Brasileira de História.São Paulo, v. 21, n.40, 2001.
OLIVERA ,Antônio Xavier de. Nova Contribuição ao Estatuto do problema Imigratório no Brasil. Revista de Imigração e Colonização. Rio de Janeiro. Ano V, n.4,1944.
PERES,Elena Pájaro. “Proverbial Hospitalidade? A Revista de Imigração e Colonização e o discurso oficial sobre o imigrante (1945-1955)”. Revista Acervo.Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, 1997.
REVORÊDO, Júlio de. Imigração. São Paulo: Empresa Gráfica Revista dos Tribunais. 1934.
SEYFERTH, Giralda. Os imigrantes e a campanha de nacionalização do Estado Novo. In Dulce Pandolfi. Repensando o Estado Novo.Rio de Janeiro: FGV, 1999.
SILVA, Érica Sarmineto da. A “não democracia” dos excluídos alguns pontos da política imigratória brasileira. LOGOS 27: Mídia e democracia.Ano 14, 2º semestre 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).