Uma foto diária que possa me dizer algo sobre estar aqui: A imagem como recurso técnico na escrita de Parque das Ruínas (2018), de Marília Garcia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No ensaio Pequena história da fotografia ([1931] 1994), Walter Benjamin nos conta sobre David Octavius Hill — um pintor que, já em 1843, utilizou a fotografia como recurso técnico para produzir um afresco sobre o primeiro sínodo geral da igreja escocesa, fazendo dos clichês de Daguerre guias para a sua pintura. Neste artigo, propomos refletir sobre a fotografia como ferramenta técnica para a escrita de Marília Garcia, concentrando-nos especialmente no poema Parque das Ruínas (2018), incluído em obra de mesmo título. A partir do conceito benjaminiano de inconsciente ótico, objetivamos investigar as motivações, implicações e particularidades de se escrever a partir da fotografia.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Amar se aprende amando: poesia de convívio e de humor. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 52.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: Obras Escolhidas, Vol. I – Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994, p. 93-95.
BEZERRA, Elvia. Drummond, Evandro Teixeira e Ela. Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro, 10 de abril de 2023. Disponível em: <https://ims.com.br/por-dentro-acervos/drummond-evandro-teixeira-e-ela/>. Acesso em: 2 abr. 2025.
GARCIA, Marília. Parque das Ruínas. São Paulo: Luna Parque, 2018.
__________. Expedição: Nebulosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2023, p. 10.
PIROLA, Ricardo Figueiredo. O castigo senhorial e a abolição da pena de açoites no Brasil: Justiça, imprensa e política no século XIX. Revista de História São Paulo, n. 176, 2017, p. 1-34.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 15