Eu ainda estou aqui Práticas testemunhais nas artes visuais

Conteúdo do artigo principal

Emerson Dionisio Gomes de Oliveira

Resumo

O presente ensaio busca questionar o papel dos contextos testemunhais na arte contemporânea, tomando obras apresentadas na Bienal de Veneza de 2024 e seu entorno. Para tanto, selecionamos obras que optaram por expor a capacidade da arte ser “ouvida” e de “mostrar-se” pelo e no testemunho. Capacidade de retirar o testemunho do paradigma jurídico-positivista, de abri-lo às novas possibilidades de reconhecimento de alteridade, libertando-o do dever de representação e da esfera da refutação. Optamos por uma breve revisão de literatura e pela aproximação crítico-histórica da produção selecionada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DIONISIO GOMES DE OLIVEIRA, Emerson. Eu ainda estou aqui: Práticas testemunhais nas artes visuais. Das Questões, [S. l.], v. 21, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/60708. Acesso em: 24 dez. 2025.
Seção
Artigos

Referências

ALMEIDA, Ligia Cristina Sanchez de. Armênios e Gregos Otomanos: a polêmica de um genocídio. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós--Graduação em História Social. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2013.

AL-NAAMI, Abdallah. Animals without Rights: The Untold Story of Gaza’s ‘Illegal’ Arabian Horses, The Palestine Chronicle, May 6, 2023. Disponível em: <https://www.palestinechronicle.com/animals-without-rights-the-untold-story-of-gazas-illegal-arabian-horses-photos/>. Acesso em 19 fev. 2025.

ANDERSSON, Hilary. Missing Ukrainian child traced to Putin ally, BBC Panorama, 23 November, 2023. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/world-europe-67488646>. Acesso em 07 mar. 2025.

BARAKAT, Rana, Jenin and Her Horse: The Power of Symbols, Jadaliyya, Arab Studies Institute, Feb.6, 2024. Disponível em: https://www.jadaliyya.com/Details/45774. Acesso em 02 fev. 2025.

BIENNALE ARTE. Foreigners Everywhere. 60th Internacional Art Exhibition. Venezia: La Biennale di Venezia, 20024.

CAMARGO, Andréia V.A. O voo do cisne: quando o corpo testemunha a dança, Sala Preta, vol. 16, nº 2, 2016, p.131-144. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p131-144>. Acesso em 28 fev.2025.

CANDAU, Joel. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2011.

EL DIN, Nadine Nour. Malak Mattar: No Words, Only Scenes of Ruin, The Markaz Review, 26 April, 2024. Disponível em: <https://themarkaz.org/malak-mattar-no-words-only-scenes-of-ruin>. Acesso em 19fev. 2025.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Memória, história, testemunho. In: BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia (Orgs.). Memória e (res) sentimento: indagações sobre uma questão sensível.Campinas: Ed. Unicamp, 2004.

GOLIATH, Gabrielle. Personal accounts of survival and repair. A conversation with Gabrielle Goliath. [Entrevista concedida a] Laura Cocciolillo.

Art-frame, Venice, 7 jun. 2024. Disponível em: <https://art-frame.org/index.php/2024/06/07/personal-accounts-of-survival-and-repair-a-conversation-with-gabrielle-goliath/>. Acesso em: 15 jan. 2025.

JERMOLAEWA, Anna. In the Studio: Anna Jermolaewa, Vienna. [Entrevista concedida a] Alexandra Markl. Collectors Agenda, Vienna, 2024.

Disponível em: <https://www.collectorsagenda.com/en/in-the-studio/anna-jermolaewa-2>. Acesso em: 15 jun. 2024.

KILPPER, Thomas. Al hissan, o cavalo jenin. In:_____. Site oficial do artista. Seção Notícias, p.4. Disponível em <https://www.kilpper-projects.de/en/news/page/4/>.Acesso em 19 fev. 2025.

POLLAK, Michael. 1989. "Memória, esquecimento, silêncio". Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, pp. 3-15.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Nascimento da Prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Exo Experimental Org.; Editora 34, 2005

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François [et al.]. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

SCHEYERER, Nicole. Hoping for Swan Lake: Anna Jermolaewa. Spike, Viena, n. 79, spring 2024. Disponível em: <https://spikeartmagazine.com/articles/portrait-hoping-for-swan-lake-anna-jermolaewa>. Acesso em: 01. jun. 2024.

SCHIETTECATTE, J.; ZOUACHE, A. The Horse in Arabia and the Arabian Horse: Origins, Myths and Realities, Arabian Humanities, nº 8, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.4000/cy.3280>. Acesso em 28 fev. 2025.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. A virada testemunhal e decolonial do saber histórico. Campinas: Editora da Unicamp, 2022.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. O testemunho: entre a ficção e o “real”.

In:____ (org.). História, memória, literatura: O testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003, p.371-385.

SHAW, Anny. Alfredo Jaar revisits Rwandan genocide 25 years after the atrocity, The Art Newspaper, 15 November 2019. Disponível em: <https://www.theartnewspaper.com/2019/11/15/alfredo-jaar-revisits-rwandan-genocide-25-years-after-the-atrocity>. Acesso em 28 de fev. 2025.

SILVA, Valdir Pierote. The Mapping Journey Project de Bouchra Khalili: fazendo mapas falarem, Arte & Ensaios, vol.26, nº39, 2020.

WARNCKE, Carsten-Peter. Pablo Picasso 1881-1973. Tomo II. Obras de 1937-1973. Köln: Benedikt Taschen, 1995.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1979.

ZEIDAN, Kamal. Symbols in Traditional and Contemporary Palestinian Art, An-Najah National University, Nablus, 2013. Disponível em: <https://staff.najah.edu/en/publications/1230/>; acesso em 19 fev. 2025.