Os contornos do argumento para uma defesa da individuação como intrinsecamente situada

Contenido principal del artículo

Jadson Alves de Freitas

Resumen

Este artigo busca apresentar, de modo sucinto, o arcabouço conceitual utilizado para defender a tese da individuação como intrinsicamente situada. A proposta é pensada como uma resposta ao antagonismo entre grãos e não grãos, embasada no contraste entre a Ontologia Orientada a Objetos (OOO) - o grão - elaborada por Graham Harman, e a proposta de individuação como processo - o não grão - de Gilbert Simondon. A intuição é de que há pontos de proximidade tácitos, mas que se mostram claramente quando nos voltamos para o âmbito da tecnologia, na abordagem baseada no OOO elaborada por Tessa Leach e na análise de Simondon sobre o modo de existência dos objetos técnicos. A partir de uma análise estereoscópica inspirada em Tristán Garcia, acrescida da adoção da Importância whitehediana como critério ontológico, nota-se que a pergunta sobre a individuação diz respeito a uma reflexão sobre o referencial de medida. Nesse sentido, chegaremos à conclusão que o ponto de contato das várias concepções de individuação possíveis, sobretudo o grão e não-grão, será dado por meio de um apelo à situação, à experiência como um evento localizado, dado, conforme Whitehead, a partir de “aqui” e um “agora”, enquanto locus standi.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
ALVES DE FREITAS, Jadson. Os contornos do argumento para uma defesa da individuação como intrinsecamente situada. Das Questões, [S. l.], v. 17, n. 1, 2023. DOI: 10.26512/dasquestoes.v17i1.51452. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/51452. Acesso em: 26 dic. 2025.
Sección
Artigos

Citas

ARISTÓTELES. Metafísica. (MET). 2a Edição. São Paulo: Loyola, 2005.

_____________. Organon: Categorias e Periérmeneia. Primeiro Volume. Lisboa: Guimarães Editores, 1985.

BARNES, Jonathan. Metafísica. in: Aristóteles. BARNES, Jonathan (Org). Aparecida/SP: Ideias e Letras Editora. p. 103-153, 2009.

BENSUSAN, H; ALVES DE FREITAS, J.. A Diáspora da Agência. Salvador: EdUFBA, 2018.

BENSUSAN, H. Indexicalism: realism and the metaphysics of paradox. Edinburgh/UK: Edinburgh University Press, 2021.

______________. O Realismo Especulativo e a Metafísica dos Outros. Rio de Janeiro: Revista Dossiê- UFRJ, V. 21, nº 2, 2018.

BRASSIER, R. Nihil Unbound: Enlightenment and Extinction. London: Palgrave Macmillan, 2007.

_______________. Post: Harman e Garcia in: http:anarchai.blogspot.com 2019.

COMBES, M. Simondon: una filosofia de lo transindividual. Buenos Aires: Cactus, 2017.

DELEUZE, Gilles. A Dobra: Leibniz e o Barroco. 6a Edição. Campinas: Papirus, 2011.

_______________. O indivíduo e sua gênese físico-biológica. In: A ilha deserta: e outros textos. São Paulo: Perspectiva, 2006. p.117-121.

GARCIA, T. Form and Object: A Treatise on Things. Edinburgh/UK: Edinburgh University Press, 2014

GRANT. I. Philosophies of Nature after Schelling. London/UK: Continuum, 2006.

HARMAN, G. Immaterialism, Cambridge/UK: Polite Press, 2016.

___________. Object Oriented Ontology: a new theory of everything. UK: Peguin Book, 2017.

___________. Speculative Realism: An Introduction. Cambridge: Polity Press, 2018.

___________. The Quadruple Object. Londres: Zero Books, 2011.

HEIDEGGER, M. Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel e Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2002.

HUSSERL, E. Meditações cartesianas. Tradução de Frank de Oliveira. São Paulo: Madras, 2001.

KIRNER, C & TORI, R (eds.). Realidade Virtual: Conceitos e Tendências - Livro do Pré-Simpósio SVR 2004, Cap. 11, p. 179-201. Mania de Livro, São Paulo, 2004.

LATOUR, B. The pasteurization of France. Massachusetts: Harvard University Press, 1988.

LEACH, T. Machine Sensation: Anthropomorphism and 'Natural' Interaction with Nonhumans, London/UK: Open Humanities Press, 2020

LEIBNIZ, G. W. Correspondência con Arnauld. Buenos Aires: Losada, 2004.

_____________. Discurso de Metafísica e outros textos. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

_____________. Ensaios de Teodicéia sobre a bondade de Deus, Liberdade do homem e a origem do mal. São Paulo: Estação Liberdade, 2013.

_____________. Obras filosóficas y científicas 2 – Metafísica, tradução de María Jesús Soto-Bruna. Gonzáles, A. L. (ed.), Granada: Comares, 2010.

_____________. Monadologia in: Discurso de Metafísica e Outros Textos, Tradução de Alexandre da Cruz Bonilha, São Paulo: Martins Fontes, 2004.

MEILLASSOUX, Q. After finitude: an essay on the necessity of contingency. London/UK: Continuum, 2010.

SIMONDON, G; A individuação à luz das noções de forma e de informação. São Paulo: Editora 34, 2020.

_____________; Do modo de existência dos objetos técnicos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020.

TARDE, Gabriel. Monadologia e Sociologia. Petrópolis: Vozes Editora, 2003.

TSING, A. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no antropoceno. Brasília: IEB Mil Folhas, 2019.

VIVEIROS DE CASTRO, Perspectivismo e Multinaturalismo na América Indígena in: A inconstância da alma selvagem - e outros ensaios de antropologia. São Paulo: 2002.

WHITEHEAD, A. Processo e Realidade – Ensaio de Cosmologia. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2010.

_______________. O Conceito de Natureza. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

_______________. Modos de pensamiento. Buenos Aires/AR: Losada, 1944.

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.