Dizer algo sobre estar aqui: Manifestos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Em Parque das Ruínas, a poeta Marília Garcia propõe “(...) dizer algo sobre estar aqui:” Os dois pontos que terminam esse fragmento foram um aceno para pensarmos coletivamente o aqui em tempos de extinção do futuro. Retomando a acepção mais antiga de manifesto que é o de ser aquilo que é compreensível, claro, aparente, evidente, formado de muitas mãos agarradas, de braço a braço, propomos esse texto como um pequeno manifesto especulativo poético. Uma escrita polifônica tecida sobre o mesmo suporte, um espaço virtual compartilhado, em que as palavras que ecoam distâncias se reúnem como uma forma de repetir, repetir mais uma vez, em viva voz: ainda estamos aqui. Para nós, o aqui pode ser também uma tecnologia de fazer futuros e revolver o presente.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
As 4 Aventuras de Reinette e Mirabelle. Direção: Eric Rohmer. França: Les Films du Losange, 1987. 1 filme (99min).
BACON, Joséphine. Uiesh (Quelque part). Québec: Mémoire d’encrier, 2018.
DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Tradução de Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DURAS, Marguerite. Les mains négatives, in: Le Navire Night. Tradução livre. França: Le Mercure de France, 1986.
GARCIA, Marília. Expedição: nebulosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.
______ . Parque das ruínas. São Paulo: Luna Parque, 2018.
KRAUSE, Bernie. The great animal orchestra: Finding the origins of music in the world’s wild places. New York-Boston-London: Back Bay Books, 2012.
PINGUE PONGUE, Da Maneira Mais Simples, Rádio Rtp, Antena 3, Portugal. Disponível em: https://www.rtp.pt/play/p2015/e625663/pingue-pongue.
SHÔNAGON, Sei. O livro do travesseiro. Org: Madalena N. Hashimoto Cordaro. Trads. Geny Wakisaka, Junko Ota, Luiza Nana Yoshida, Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro e Shirlei Lica Ichisato Hashimoto. São Paulo: Editora 34, 2013.
SILVA, Aline Cibele. Sobre o azul: cartas, cadernos e cavernas. 2023.148 f.,il. Trabalho de conclusão de curso, (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
SIQUEIRA, Mariana Nunes. Recolho memórias lugares, gestos e palavras. 2023. 90 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.