À procura - do aqui, do mar, dos mapas, das palavras
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo, arriscando uma aproximação entre ensaio e poema, explora estratégias de compreensão, registro e comunicação. A partir do livro Parque da ruínas, de Marília Garcia, que menciona a experiência de um diário fotográfico, convoca-se considerações de Roland Barthes sobre a fotografia como um documento talvez impreciso e insuficiente, por mais que tecnicamente fiel. Discute-se também dificuldades e êxitos de meios de representação e registro a partir de poemas de Ana Martins Marques.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Júlio
Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
____. O rumor da língua. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
GARCIA, Marília. Parque das ruínas. São Paulo: Luna Parque, 2018.
____. Um teste de resistores. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.
MARQUES, Ana Martins. O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das letras, 2015.
____. Risque esta palavra. São Paulo: Companhia das letras, 2021.