O novo projeto gráfico nas obras de Clarice Lispector:

os textos ficcionais e as artes plásticas

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v29i54.31377

Palavras-chave:

Clarice Lispector, Projeto gráfico, Capas, Pinturas, Romances

Resumo

Este artigo discute o novo projeto gráfico das capas dos livros de Clarice Lispector. O projeto, iniciado em 2019, assinado pelo designer Victor Burton, abre as comemorações do centenário de nascimento da autora e traz ao púbico outro perfil de Lispector: a Clarice pintora. Para corpus de análises, este estudo contempla os três primeiros romances da ficcionista, Perto do coração selvagem, O lustre e A cidade sitiada, isto porque foram as obras escolhidas para iniciarem o referido projeto, tendo como suporte ilustrativo partes reduzidas dos quadros Sem título, Escuridão e luz: centro da vida e Gruta. A partir das considerações de Gerárd Genette acerca da capa como peritexto e reconhecendo as pesquisas de Carlos Mendes de Sousa, Lucia Helena Vianna e Ricardo Iannace referentes às Artes Plásticas de Lispector, esta pesquisa evidencia que não apenas as capas dos livros de Clarice foram mudadas, mas as suas telas também sofreram acentuadas alterações. Conclui-se, ainda, que os quadros da autora não complementam sua escrita literária, mas, ladeados a ela, podem ampliar sua significação.

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Referências

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Publicado

23-11-2020

Como Citar

O novo projeto gráfico nas obras de Clarice Lispector:: os textos ficcionais e as artes plásticas. (2020). Revista Cerrados, 29(54), 259–271. https://doi.org/10.26512/cerrados.v29i54.31377

Edição

Seção

Dossiê: Clarice Lispector: 100 anos entre outras artes