Quando as palavras tomam posição/When words take position:

literatura, montagem e política em A hora da estrela/ literature, montage and politics in A hora da estrela, by Clarice Lispec

Autores

  • Luiz Lopes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v29i54.32033

Palavras-chave:

Clarice Lispector. Imagem. Didi-Huberman. Montagem

Resumo

O presente artigo é uma interpretação do texto A hora da estrela, de Clarice Lispector, publicado em 1977, alguns meses antes da morte da escritora. Para efetuarmos a leitura desse texto, partimos de um diálogo entre a novela da escritora brasileira e o livro de Georges Didi-Hubeman (2017) intitulado Quando as imagens tomam posição, no qual o filósofo francês discute a centralidade das imagens para pensarmos outras possibilidades de montarmos as histórias particulares e coletivas. O problema básico que pretendemos responder por meio desse exercício hermenêutico é de que modo o texto clariciano problematiza as questões relacionadas à fricção entre literatura e imagem e como o procedimento de montagem/distanciamento pode ser entendido no universo clariciano, de modo particular nesse último trabalho que coloca em questão uma política da imaginação. Além de Didi-Huberman, autores como Hélène Cixous (2017), Solange Ribeiro de Oliveira (2019) e Ricardo Iannace (2013) são convocados para a discussão, contribuindo para evidenciarmos em que medida as relações entre literatura e imagem podem ser consideradas nesse texto derradeiro de Clarice Lispector.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Lopes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Professor do Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens (POS-LING) da mesma instituição.

Referências

ARÊAS, Vilma. Clarice Lispector: com as pontas dos dedos. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

DIDI-HUBERMAN, Georges (org.). Levantes. São Paulo: Edições Sesc, 2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição: o olho da história, I. Tradução Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: UFMG, 2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa moderna: ensaio sobre o planejamento caído. Trad. António Preto. Lisboa: KKYM, 2016.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Falenas: ensaios sobre a aparição, 2. Trad. António preto, Eduardo Brito, Mariana Pinto dos Santos, Rui Pires Cabral, Vanessa Brito. Lisboa: KKYM, 2015.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

LISPECTOR, Clarice. Todas as crônicas. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.

IANNACE, Ricardo. Retratos em Clarice Lispector: literatura, pintura e fotografia. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Alvoroço da criação: a arte na ficção de Clarice Lispector. Belo Horizonte: UFMG, 2019.

RANCIÈRE, Jacques. Nas margens do político. Trad. Vanessa Britto e João Pedro Cachopo. Lisboa: KKYM, 2014.

Downloads

Publicado

23-11-2020

Como Citar

Lopes, L. (2020). Quando as palavras tomam posição/When words take position: : literatura, montagem e política em A hora da estrela/ literature, montage and politics in A hora da estrela, by Clarice Lispec. Revista Cerrados, 29(54), 159–168. https://doi.org/10.26512/cerrados.v29i54.32033

Edição

Seção

Dossiê: Clarice Lispector: 100 anos entre outras artes