O novo projeto gráfico nas obras de Clarice Lispector:
os textos ficcionais e as artes plásticas
DOI :
https://doi.org/10.26512/cerrados.v29i54.31377Mots-clés :
Clarice Lispector, Projeto gráfico, Capas, Pinturas, RomancesRésumé
Este artigo discute o novo projeto gráfico das capas dos livros de Clarice Lispector. O projeto, iniciado em 2019, assinado pelo designer Victor Burton, abre as comemorações do centenário de nascimento da autora e traz ao púbico outro perfil de Lispector: a Clarice pintora. Para corpus de análises, este estudo contempla os três primeiros romances da ficcionista, Perto do coração selvagem, O lustre e A cidade sitiada, isto porque foram as obras escolhidas para iniciarem o referido projeto, tendo como suporte ilustrativo partes reduzidas dos quadros Sem título, Escuridão e luz: centro da vida e Gruta. A partir das considerações de Gerárd Genette acerca da capa como peritexto e reconhecendo as pesquisas de Carlos Mendes de Sousa, Lucia Helena Vianna e Ricardo Iannace referentes à s Artes Plásticas de Lispector, esta pesquisa evidencia que não apenas as capas dos livros de Clarice foram mudadas, mas as suas telas também sofreram acentuadas alterações. Conclui-se, ainda, que os quadros da autora não complementam sua escrita literária, mas, ladeados a ela, podem ampliar sua significação.
Téléchargements
Références
BORELLI, Olga. Clarice Lispector: esboço para um possível retrato. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
CANDIDO, Antonio. No começo era de fato o verbo. In: LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Edição crítica, coord. Benedito Nunes. 2. ed. Madrid/Paris/México/Buenos Aires/São Paulo/Lima: Allca XX (Col. Archivos), 1996, p. XVII.
_______. No raiar de Clarice Lispector. In: Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1970.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Tradução Álvaro Faleiros. Cotia: Ateliê, 2009.
GOTLIB, Nádia Battella. Clarice: uma vida que se conta. 6. ed. rev. e aum. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
IANNACE, Ricardo. Retratos em Clarice Lispector: literatura, pintura e fotografia. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Edição com manuscritos e ensaios inéditos. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
_______. A via crucis do corpo. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
_______. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 2019a.
_______. O lustre. Rio de Janeiro: Rocco, 2019b.
_______. A cidade sitiada. Rio de Janeiro: Rocco, 2019c.
_______. Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
NUNES, Benedito. O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Editora Ática, 1995.
PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. 10. ed. São Paulo: Senac, 2010.
POWERS, Alan. Era uma vez uma capa: história ilustrada da literatura infantil. Tradução Otacílio Nunes. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
ROUSSEAU, René-Lucien. A linguagem das cores: energia, simbolismo, vibrações e ciclos das estruturas coloridas. Tradução J. Constantino K. Riemma. 8. ed. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2002.
SOGGIA, Janaina. O duplo espelho: a (auto)reflexividade da obra clariceana ”“ Um sopro de vida (Pulsações). São Paulo: Big Time Editora, 2018.
SOUSA, Carlos Mendes de. Clarice Lispector: Figuras da escrita. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2012.
_______. Clarice Lispector pinturas. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.
VIANNA, Lucia Helena. O figurativo inonimável: os quadros de Clarice (restos de ficção). In: ZILBERMAN, Regina et al. Clarice Lispector: a narração do indizível. Porto Alegre: Artes e Ofícios / EDIPUP / Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, 1998.
VOLÓCHINOV, Valentin. (CÍRCULO DE BAKHTIN). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )