Literatização da alfabetização?
Palavras-chave:
Letramento. Alfabetização. Literatura infantil. Prática pedagógica.Resumo
Este estudo consiste na análise de obras literárias, identificando algumas concepções de alfabetização e de leitura tematizadas, além de considerar possíveis desdobramentos dos usos dessa literatura em ambiente escolar para o empoderamento das crianças. Defendemos a tese de que a literatura infantil pode e deve ser utilizada como um instrumento de mediação para o letramento social das crianças. Isso justifica a importância do cuidado necessário no momento da escolha e do uso das obras na escola. Os resultados a favor do fortalecimento do letramento das crianças e da formação de leitores dependem, principalmente, do trabalho pedagógico a ser desenvolvido pela professora leitora de literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Cerrados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )