Literatização da alfabetização?

Autores/as

  • Nelzir Martins Costa Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Carlos Roberto Ludwig Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Palabras clave:

Letramento. Alfabetização. Literatura infantil. Prática pedagógica.

Resumen

Este estudo consiste na análise de obras literárias, identificando algumas concepções de alfabetização e de leitura tematizadas, além de considerar possíveis desdobramentos dos usos dessa literatura em ambiente escolar para o empoderamento das crianças. Defendemos a tese de que a literatura infantil pode e deve ser utilizada como um instrumento de mediação para o letramento social das crianças. Isso justifica a importância do cuidado necessário no momento da escolha e do uso das obras na escola. Os resultados a favor do fortalecimento do letramento das crianças e da formação de leitores dependem, principalmente, do trabalho pedagógico a ser desenvolvido pela professora leitora de literatura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-12-27

Cómo citar

Costa, N. M., Silva, W. R., & Ludwig, C. R. (2016). Literatização da alfabetização?. Revista Cerrados, 25(42), 41–75. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25326

Número

Sección

Dossiê Ensino de Literatura: Tensões, Polêmicas e Processos.