Avanços e processos do ensino de literatura: práticas interventivas do Profletras

Autori

  • Adriana Lins Precioso Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Rosana Rodrigues da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso

Parole chiave:

Ensino de Literatura. Letramento literário. Profletras.

Abstract

Neste artigo, discorremos sobre os avanços e os processos do ensino de literatura, com base em pesquisas interventivas de profesores do Profletras em Mato Grosso. Incluímos nessa discussão os caminhos teóricos e metodológicos do ensino de literatura, com vista às pesquisas que vão do percurso da teoria da recepção às contribuições da leitura subjetiva e do letramento literário. A análise dos resultados obtidos comprova a coerência entre pesquisa interventiva e as teorizações acerca da leitura literária e formação do leitor.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Adriana Lins Precioso, Universidade do Estado de Mato Grosso

Universidade do Estado de Mato Grosso

Rosana Rodrigues da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Universidade do Estado de Mato Grosso

Riferimenti bibliografici

Candido, Antonio. O Direito à Literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro/São Paulo: Ouro sobre Azul/Duas Cidades, 2004.
Candido, Antonio. A literatura e a formação do homem. Revista Ciência e Cultura, nº 09. Vol. 24. Páginas 81-90. São Paulo, set. 1972.
Candido, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
Cocco, Marta Helena e Silva, Rosana Rodrigues da (orgs). Nossas vozes, nosso chão. Antologia poética comentada. Cuiabá: Carlini&Caniato, 2011.
Compagnon, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: ufmg, 2009.
Cosson, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
______________. Círculo de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2014.
Iser, Wolfgang. O Jogo do Texto. In: Lima, Luiz Costa (Org.). A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
______________. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996.
Jauss, Hans Robert. A estética da Recepção. In: Lima, Luiz Costa (Org.). A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
Malaguti, Nilze Maria. Letramento literário na eja: estratégia para a leitura e à escrita. Relatório apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em
Letras- Profletras. Sinop, 2015.
Rocha, S. A. A magia da palavra nas histórias orais e escritas: uma proposta de fruição literária. Relatório apresentado ao Programa de Mestrado Profissional
em Letras- Profletras. Sinop, 2015.
Rouxel, Annie; Langlade, Gérard; Rezende, Neide Luzia. (orgs). Leitura subjetiva e ensino da literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
Rouxel, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Tradução de Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodella de
Oliveira. Cadernos de pesquisa. v.42 n.145 p.272-283 jan./abr. 2012.
Silva, Ademir Juvêncio. O letramento literário: transcriação da poesia produzida em Mato Grosso em infopoema. Relatório apresentado ao Programa
de Mestrado Profissional em Letras- Profletras. Sinop, 2015.
Zilberman, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-12-27

Come citare

Precioso, A. L., & Silva, R. R. da. (2016). Avanços e processos do ensino de literatura: práticas interventivas do Profletras. Revista Cerrados, 25(42), 267–282. Recuperato da https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25336

Fascicolo

Sezione

Dossiê Ensino de Literatura: Tensões, Polêmicas e Processos.

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i