TEATRO E SOCIEDADE EM A PECADORA QUEIMADA E OS ANJOS HARMONIOSOS: LIÇÕES SOBRE O ENUNCIADO DA FORMA

Auteurs-es

  • Alexandre Flory UEM - Universidade Estadual de Maringá

DOI :

https://doi.org/10.26512/cerrados.v29i54.32537

Mots-clés :

Clarice Lispector. Teatro brasileiro. Teatro épico. Teatro e sociedade.

Résumé

A pecadora queimada e os anjos harmoniosos’ é a única peça teatral publicada por Clarice Lispector. Escrita no final da década de 1940, ela se configura como um experimento formal produtivo e atual para se pesquisar a dialética entre arte e processo social, apropriando-se de discussões postas pelo teatro épico europeu, atualizadas para a situação brasileira.  Este artigo procura se desenvolver numa perspectiva dialética, a partir da tensão produtiva identificada por Szondi (2001) entre o enunciado da forma e o enunciado do conteúdo de uma obra artística, entre outras coisas pelo ritmo diverso da precipitação histórica na forma e no assunto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANDRADE, Mário de. Café. In: TONI, Flávia C. Café, uma ópera de Mário de Andrade: estudo e edição anotada. Tese para livre-docência. IEB-USP, São Paulo, 2004.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: LÖWY, Michael. Walter Benjamin ”“ aviso de incêndio. Uma leitura das teses sobre o conceito de história. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005. Tradução das teses de Jeanne M. Gagnebin e Marcos L. Müller.

BENJAMIN, Walter. Origens do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BORGES, Luciana. O pecado dos pecados ”“ crime e punição em A pecadora queimada e Os anjos harmoniosos, de Clarice Lispector. Revista Aletria, vol.23, nº 1, jan.-abr. 2013, p. 111-22.

CAMPOS, Juscilândia. Marcas do trágico em A pecadora queimada e os anjos harmoniosos, de Clarice Lispector. Revista Inventário, 12ª ed., jan.-jun. 2013, p. 1-11.

CARVALHO, Alessandra. Identidade e representação feminina em A pecadora queimada e os anjos harmoniosos. Revista Ribanceira, nº 18, jul.sSet. 2019, p. 29-40.

ENEDINO, Wagner C. Uma dramaturgia de Clarice Lispector: silêncio, traição e morte em A pecadora queimada e os anjos harmoniosos. Revista Antares, vol. 6, nº 11, jan.-jun. 2014, p. 196-210.

FITZ, Earl E. A pecadora queimada e os anjos harmoniosos: Clarice Lispector como dramaturga. Trad. Eneida Nalini. Brasília. Revista Cerrados, v.20, nº31, 2011, p. 131-149. Publicado originalmente em 1997.

GOMES, André L. Clarice em cena: as relações entre Clarice Lispector e o teatro. Brasília: Editora UnB; Finatec, 2007.

LISPECTOR, Clarice. A pecadora queimada e os anjos harmoniosos. In: Idem. A legião estrangeira: contos e crônicas. Editora do autor, 1964, p. 179-191.

MAAR, Wolfgang L. Lukács, Adorno e o problema da formação. Lua Nova: Revista de Cultura e Política. São Paulo, nº 27, dez. 1992, p. 171-200.

PASTA, José A. Formação supressiva: constantes estruturais do romance brasileiro. Tese de livre-docência. FFLCH-USP, São Paulo, 2011.

SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Duas cidades; Ed. 34, 2000.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880-1950]. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

ZIZEK, Slavoj. Violência: seis reflexões laterais. Trad. Miguel S. Pereira. São Paulo, Boitempo, 2014.

Téléchargements

Publié-e

2020-11-17

Comment citer

Flory, A. (2020). TEATRO E SOCIEDADE EM A PECADORA QUEIMADA E OS ANJOS HARMONIOSOS: LIÇÕES SOBRE O ENUNCIADO DA FORMA. Revista Cerrados, 29(54), 23–35. https://doi.org/10.26512/cerrados.v29i54.32537

Numéro

Rubrique

Dossiê: Clarice Lispector: 100 anos entre outras artes