A crítica social do teatro da juventude de Dias Gomes em Eu acuso o céu (1943)
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i46.19635Palavras-chave:
Teatro brasileiro. Eu acuso o céu. Dias Gomes. teatro e sociedadeResumo
A atividade teatral de Dias Gomes vai dos anos 1940 aos anos 1980. No entanto, ele costuma ser estudado a partir do sucesso de O pagador de promessas (1960). Isso faz com que sua contribuição para o início da modernização do teatro brasileiro nos anos 1940 permaneça pouco estudada. Nessa época Dias Gomes, apesar de escrever para um dos atores mais famosos da época, Procópio Ferreira, trazia temas sociais em chave crítica como a questão do negro na sociedade, o nazismo, a situação terrível dos retirantes do sertão. Neste artigo pretendemos traçar um panorama dessa produção de Dias Gomes, sem nos esquivar de suas contradições, em especial pela análise de Eu acuso o céu.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Que é o teatro épico? Um estudo sobre Brecht. In: Idem. Obras escolhidas vol. I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 78-90.
BRECHT, Bertolt. Poemas 1913-1956. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2007.
COSTA, Iná Camargo. Dias Gomes ”“ um dramaturgo nacional-popular. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
GOMES, Dias. Peças da juventude: Pé de Cabra/ Eu acuso o céu / Os cinco fugitivos do Juízo Final. Coordenação Antonio Mercado. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.
MAGALDI, Sábato. Panorama do Teatro Brasileiro. São Paulo: Global Editora, 2004.
MERCADO, Antonio. Coleção Dias Gomes ”“ Peças da Juventude. In: GOMES, Dias. Peças da juventude: Pé de Cabra/ Eu acuso o céu / Os cinco fugitivos do Juízo Final. Coordenação Antonio Mercado. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994, p. 7-37.
PRADO, Décio de Almeida. O Teatro Moderno Brasileiro. São Paulo: Perspectiva: Editora da Universidade de São Paulo: 1988.
_____. Peças, Pessoas, Personagens. São Paulo: Cia. das Letras,1993, p. 43-44.
ROSENFELD, Anatol. A obra de Dias Gomes. In: Idem. O mito e o herói no moderno teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1996, p. 55-86.
WILLIAMS, Raymond. O teatro como fórum político. In: Idem. Política do modernismo: contra os novos conformistas. Trad. André Glaser. São Paulo: Editora Unesp, 2011, p. 73-92.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )