O novo projeto gráfico nas obras de Clarice Lispector:
os textos ficcionais e as artes plásticas
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v29i54.31377Palavras-chave:
Clarice Lispector, Projeto gráfico, Capas, Pinturas, RomancesResumo
Este artigo discute o novo projeto gráfico das capas dos livros de Clarice Lispector. O projeto, iniciado em 2019, assinado pelo designer Victor Burton, abre as comemorações do centenário de nascimento da autora e traz ao púbico outro perfil de Lispector: a Clarice pintora. Para corpus de análises, este estudo contempla os três primeiros romances da ficcionista, Perto do coração selvagem, O lustre e A cidade sitiada, isto porque foram as obras escolhidas para iniciarem o referido projeto, tendo como suporte ilustrativo partes reduzidas dos quadros Sem título, Escuridão e luz: centro da vida e Gruta. A partir das considerações de Gerárd Genette acerca da capa como peritexto e reconhecendo as pesquisas de Carlos Mendes de Sousa, Lucia Helena Vianna e Ricardo Iannace referentes à s Artes Plásticas de Lispector, esta pesquisa evidencia que não apenas as capas dos livros de Clarice foram mudadas, mas as suas telas também sofreram acentuadas alterações. Conclui-se, ainda, que os quadros da autora não complementam sua escrita literária, mas, ladeados a ela, podem ampliar sua significação.
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