Páginas de um mesmo livro
o poema em prosa e a arte de Baudelaire
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i59.41999Palavras-chave:
Baudelaire, Poema em prosa, Aloysius Bertrand, TraduçãoResumo
O intento deste artigo é seguir o rastro do poema em prosa. Para isso, realizamos um breve apanhado a partir do século XVII, evocando as primeiras tentativas de Fénélon a Aloysius Bertrand, e, logo após, discorremos sobre o fundador do gênero, Charles Baudelaire – o protagonista dessa história. Debruçamo-nos sobre Petites poèmes en prose, última obra do escritor francês lançada em 1867, marco fundador para a modernidade literária e para a história da intersecção entre poesia e prosa. Analisamos igualmente a importância da tradução para as influências estéticas em Baudelaire, seu contexto e seu legado para outros artistas que o sucederam e tiveram sua obra como referência para experimentações literárias ainda mais ousadas.
Downloads
Referências
BAUDELAIRE, Charles. Correspondance I. Paris: Pléiade, 1973.
_____________. As flores do mal. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
_____________. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
_____________. Meu coração desnudado. Belo Horizonte: Autêntica, 2009
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: Um lírico no auge do capitalismo – Obras Escolhidas III. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BERNARD, Suzanne. Le Poème en prose. De Baudelaire jusqu'à nos jours. Paris : Librairie A - G. Nizet, 1994.
BUARQUE DE HOLANDA, Aurélio. Notícia sobre Baudelaire. In : BAUDELAIRE, Charles. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995
CHOCIAY, Rogério. Teoria do verso. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1974.
CHIABRANDI, Ada P. The influence of Edgar Allan Poe on Charles Baudelaire. 1930. 83 f. Dissertação (Mestrado) – Master of Arts, Boston University, Massachusetts, Boston, 1930. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/142049312.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2020.
ELIOT, T.S. Ensaios. São Paulo: Art, 1989.
ERKKILA, Betsy. Whitmann among the French. New Jersey: Princeton University, 1980
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. São Paulo: Duas cidades, 1991.
JUNQUEIRA, Ivan. A arte de Baudelaire. In: BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985
METLICA, Alessandro. L’estétique flamande de Gaspard de la nuit. La Giroflée: Bulletin de l’association pour la mémoire d’Aloysius Bertrand, Lille, France, v. , p.57-66, mar. 2010. Disponível em: <http://marion.pecher.free.fr/Documents/LaGiroflee2.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2020.
PAIXÃO, Fernando. Arte da pequena reflexão. Poema em prosa contemporâneo. São Paulo: Iluminuras. 2014.
POE, Edgar Allan Poe. A filosofia da composição. Rio de Janeiro: 7 letras, 2011.
________. Poetic principle. 1909. Disponível em: https://www.bartleby.com/28/14.html. Acesso em: 26 jul. 2020.
RAYMOND, Marcel. De Baudelaire ao surrealismo. São Paulo: EDUSP, 1997.
VALERY, Paul. Variedades. São Paulo, Iluminuras, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Cerrados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )