Páginas de um mesmo livro

o poema em prosa e a arte de Baudelaire

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i59.41999

Palabras clave:

Baudelaire, Poema em prosa, Aloysius Bertrand, Tradução

Resumen

 O intento deste artigo é seguir o rastro do poema em prosa. Para isso, realizamos um breve apanhado a partir do século XVII, evocando as primeiras tentativas de Fénélon a Aloysius Bertrand, e, logo após, discorremos sobre o fundador do gênero, Charles Baudelaire – o protagonista dessa história. Debruçamo-nos sobre Petites poèmes en prose, última obra do escritor francês lançada em 1867, marco fundador para a modernidade literária e para a história da intersecção entre poesia e prosa. Analisamos igualmente a importância da tradução para as influências estéticas em Baudelaire, seu contexto e seu legado para outros artistas que o sucederam e tiveram sua obra como referência para experimentações literárias ainda mais ousadas.

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Biografía del autor/a

Olivia Scarpari Bressan, UFPR

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestra em Letras, Escrita Criativa

pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutoranda em Estudos Literários pela

Universidade Federal do Paraná (UFPR) onde pesquisa relações entre literatura e imprensa.

Gustavo Silveira Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutor em Estudos Literários - Literatura Comparada pela mesma instituição.

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Publicado

2021-08-31

Cómo citar

Scarpari Bressan, O., & Silveira Ribeiro, G. . (2021). Páginas de um mesmo livro: o poema em prosa e a arte de Baudelaire. Revista Cerrados, 31(59), 112–123. https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i59.41999

Número

Sección

Dossiê - Modernismos e modernidades na literatura e nas artes