A MÚSICA NO ROMANCE PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM (1943), DE CLARICE LISPECTOR
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v29i54.31602Palavras-chave:
Literatura e música; Clarice Lispector; Romance modernoResumo
O pintor Wassily Kandinsky escreveu em Do espiritual na arte (1910) que o artista criador busca na aproximação com a música, a mais imaterial de todas as artes, um modo de exprimir com seus próprios meios sem que a imitação seja um fim em si mesmo. Trata-se de um aspecto observável na protagonista Joana de Perto do coração selvagem (1943), de Clarice Lispector, por isso, no presente trabalho, procuramos analisar a presença da música, aludida muitas vezes na narrativa, e relacioná-la à estrutura desse romance.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. “No raiar de Clarice Lispector”. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1970.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.
FERREIRA, Teresa Cristina Montero. Eu sou uma pergunta: uma biografia de Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. Trad. Álvaro Cabral e Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LINS, Álvaro. “A experiência incompleta: Clarice Lispector”. In: Os mortos de sobrecasaca: obras, autores e problemas da literatura brasileira. (Ensaios e estudos ”“ 1940-1969). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963.
LISPECTOR, Clarice. Outros escritos/Clarice Lispector. [Organizaçõo de Teresa Montero e Lícia Manzo]. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
____. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. (1ª ed. A Noite, 1943).
MERLEAU-PONTY, Maurice. O espírito e o olho: seguido de A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A dúvida de Cézanne. Trad. Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
NUNES, Benedito. “Nota filológica”. In: LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. (Edição crítica). 2 ed. São Paulo: Edusp, 1996.
____. O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Ática, 1989.
PONTIERI, Regina. Clarice Lispector: uma poética do olhar. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
ROSENFELD, Anatol. “Reflexões sobre o romance moderno”. In: Texto/contexto I. São Paulo: Perspectiva, 1996.
WISNIK, José Miguel Soares. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Cerrados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )