“Hálito daquela fera que era o mundo, o som do mar”. Uma viagem à volta do mundo em um conto de Sciascia

Autores

  • Hermenegildo Bastos Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Leonardo Sciascia. Ficção e ponto de vista. Representação literária.

Resumo

Neste pequeno artigo exploramos as ambiguidades de ponto de vista criadas por Sciascia para representar um mundo opaco em que os personagens aparecem em bloco, sem nomes e rostos, como meros joguetes manipulados por um narrador onisciente. A escuridão da praia à noite e a impossibilidade de discernir o real da ficção são recursos do escritor para representar a história italiana e do sistema-mundo capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermenegildo Bastos, Universidade de Brasília

Professor titular de literatura brasileira na UnB, Brasília-DF

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Tradução, prefácio, introdução, comentários e apêndices de Eudoro de Sousa. Porto Alegre: Globo, 1966.
GRAMSCI, Antonio. “Americanismo e fordismo”. In: ______. Cadernos do Cárcere, v. 4, 2ª ed. Organização de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
JAMESON, Fredric. The Valences of Dialectic. London: Verso, 2009.
SCIASCIA, Leonardo. “A longa viagem”. In: ______. O mar cor de vinho. Apresentação e tradução de Silvia La Regina. São Paulo: Berlendis & Vertecchia Editores, 2001.
SCIASCIA, Leonardo. “Il lungo viaggio”. In: SCIASCIA, Leonardo. Il mare colore del vino. Seconda edizione. Milano: Adelphi Edizione S.P.A., 1998.

Downloads

Publicado

29-12-2012

Como Citar

Bastos, H. (2012). “Hálito daquela fera que era o mundo, o som do mar”. Uma viagem à volta do mundo em um conto de Sciascia. Revista Cerrados, 21(34). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25773

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.