“Hálito daquela fera que era o mundo, o som do mar”. Uma viagem à volta do mundo em um conto de Sciascia

Autori

  • Hermenegildo Bastos Universidade de Brasília

Parole chiave:

Leonardo Sciascia. Ficção e ponto de vista. Representação literária.

Abstract

Neste pequeno artigo exploramos as ambiguidades de ponto de vista criadas por Sciascia para representar um mundo opaco em que os personagens aparecem em bloco, sem nomes e rostos, como meros joguetes manipulados por um narrador onisciente. A escuridão da praia à noite e a impossibilidade de discernir o real da ficção são recursos do escritor para representar a história italiana e do sistema-mundo capitalista.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Hermenegildo Bastos, Universidade de Brasília

Professor titular de literatura brasileira na UnB, Brasília-DF

Riferimenti bibliografici

ARISTÓTELES. Poética. Tradução, prefácio, introdução, comentários e apêndices de Eudoro de Sousa. Porto Alegre: Globo, 1966.
GRAMSCI, Antonio. “Americanismo e fordismo”. In: ______. Cadernos do Cárcere, v. 4, 2ª ed. Organização de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
JAMESON, Fredric. The Valences of Dialectic. London: Verso, 2009.
SCIASCIA, Leonardo. “A longa viagem”. In: ______. O mar cor de vinho. Apresentação e tradução de Silvia La Regina. São Paulo: Berlendis & Vertecchia Editores, 2001.
SCIASCIA, Leonardo. “Il lungo viaggio”. In: SCIASCIA, Leonardo. Il mare colore del vino. Seconda edizione. Milano: Adelphi Edizione S.P.A., 1998.

##submission.downloads##

Pubblicato

2012-12-29

Come citare

Bastos, H. (2012). “Hálito daquela fera que era o mundo, o som do mar”. Uma viagem à volta do mundo em um conto de Sciascia. Revista Cerrados, 21(34). Recuperato da https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25773

Articoli simili

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.