A Construção do Outro na Tradução, na Fotografia e nos Quadrinhos

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DOI :

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v10.n4.2021.36209

Mots-clés :

Representação Cultural. Tradução de Histórias em Quadrinho. Fotografia. Jornalismo em Quadrinhos.

Résumé

O presente artigo faz uma reflexão sobre a construção de representações culturais a partir da graphic novel francesa Le photographe (O fotógrafo, no Brasil). Essa obra de jornalismo em quadrinhos relata a ocupação soviética no Afeganistão na década de 1980 e utiliza a fotografia como recurso narrativo juntamente com os desenhos. Partindo disso, refletimos sobre a construção da realidade do outro, ou seja, do estrangeiro, por meio do processo de tradução, a partir da análise de excertos da obra em que se configura a alteridade. Por sua natureza formal, Le photographe permite pensar a construção do outro a partir da perspectiva da tradução, da fotografia e da estrutura narrativa dos quadrinhos. Nesse sentido, verifica-se que a perspectiva cultural dos Estudos da Tradução pode ser ampliada a linguagens multimodais, isto é, que se configuram a partir da conjunção de diferentes sistemas de signos, o que pode contribuir para novos debates e reflexões sobre a tradução de formas de mídia amplamente traduzidas, como as histórias em quadrinhos. 

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Biographie de l'auteur-e

Sabrina Moura Aragão, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora  em Estudos da Tradução (2018) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos (2012) pela mesma instituição. Licenciada (2008) e Bacharel (2008) em Letras (Português-Francês) pela mesma instituição.  Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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Publié-e

2021-11-17

Comment citer

ARAGÃO, Sabrina Moura. A Construção do Outro na Tradução, na Fotografia e nos Quadrinhos. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 10, n. 4, p. 01–20, 2021. DOI: 10.26512/belasinfieis.v10.n4.2021.36209. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/36209. Acesso em: 8 nov. 2024.

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