O intérprete de Língua Brasileira de Sinais/ Língua Portuguesa como intelectual específico infame

Auteurs-es

  • Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado Universidade Federal do Espírito Santo
  • Joaquim Cesar Cunha dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI :

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v8.n1.2019.13085

Mots-clés :

Intérpretes de Libras/LP, Surdos, Intelectual específico, Infame

Résumé

Este artigo tem como objetivo discutir a temática dos intérpretes de Libras/LP bem como a sua atuação, que ganha força em nosso tempo e justamente por este fato emergem saberes teóricos sobre esses profissionais. Metodologicamente utiliza-se a pesquisa narrativa que busca discutir os processos de subjetivação desses sujeitos a fim de criar ferramentas para que uma reflexão possa ser feita quanto à sua atuação usando como base, na esteira de Foucault, as noções de intelectual específico e infame. E assim, as narrativas exemplificam mecanismos pelos quais se produz experiências e atitudes infames. Como resultado, foi possível perceber que cada sujeito em determinado momento de sua história/vida foi/é um intelectual específico quando problematiza sua própria função, a fim de produzir outras atitudes na prática do trabalho de interpretação na educação de surdos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CARVALHO, Alexandre F. de. Foucault e a função-educador. 2ª. ed. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2014.

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In: Michael Foucault. Estratégia, poder-saber. Ditos e escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a. (p.203-222).

FOUCAULT, Michel. Os intelectuais e o poder. In: Michael Foucault Estratégia, poder-saber. Col. Ditos e Escritos IV. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006b.

FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982-1983). Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. Do governo dos vivos: Curso no Collège de France, 1979-1980: excertos / Michel Foucault; organização de Nildo Avelino. ”“ São Paulo: Centro de Cultura Social; Rio de Janeiro: Achiamé, 2ª. ed. revista e ampliada, 2011.

FOUCAULT, Michel. A casa dos loucos. In: Michael Foucault. Microfísica do poder. 27ª edição. São Paulo: Graal, 2013a.

FOUCAULT, Michel. Os intelectuais e o poder. In: Michael Foucault. Microfísica do poder. 27ª edição. São Paulo: Graal, 2013b.

FOUCAULT, Michel. O uso dos prazeres e as técnicas de si. In: Michael Foucault. Ética, sexualidade, política. Traduzido por: Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Col. Ditos e Escritos V. 3.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014a.

FOUCAULT, Michel. A Ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: Michael Foucault. Ética, sexualidade, política. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Col. Ditos e Escritos V. 3.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014b.

GROS, Frédéric; ARTIÈRES, Philippe et al. Foucault: a coragem da verdade. Tradução de Marcos Marcionilo, São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

LARROSA, Jorge. “Tecnologias do eu e educação”. IN: Tomaz Tadeu Silva. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, p.35-86, 1994.

VEIGA-NETO, A.; LOPES, M. C. Inclusão e governamentalidade. Educ. Soc. Campinas, vol. 28, n. 100 ”“ Especial, p. 947-963, out. 2007.

Téléchargements

Publié-e

2019-01-31

Comment citer

VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; SANTOS, Joaquim Cesar Cunha dos. O intérprete de Língua Brasileira de Sinais/ Língua Portuguesa como intelectual específico infame. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 8, n. 1, p. 93–104, 2019. DOI: 10.26512/belasinfieis.v8.n1.2019.13085. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/13085. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.