VERSÃO:

UM DIAGNÓSTICO DOS ESTUDOS ACERCA DESSA ATIVIDADE TRADUTÓRIA NO BRASIL

Auteurs-es

  • Sara Luiza Hoff UFRGS
  • Valdir do Nascimento Flores UFRGS

DOI :

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v4.n1.2015.11320

Mots-clés :

Versão, Produção acadêmica, Estudos sobre tradução

Résumé

A versão é normalmente entendida como uma atividade de passagem de um texto escrito na língua materna do tradutor para uma língua estrangeira e parece ser uma prática cada vez mais comum, embora ainda seja criticada. Esse trabalho traça um diagnóstico dos estudos acerca da versão no Brasil, a partir de uma pesquisa de base descritiva em três etapas: análise de currículos de cursos brasileiros de graduação e de pós-graduação; consultas às obras constantes nas referências bibliográficas das disciplinas teóricas de tradução e práticas de versão de algumas universidades; e consulta a revistas científicas especializadas à procura de trabalhos sobre a atividade. Os resultados sugerem que, em geral, a tradução e a versão não têm o mesmo estatuto prático-teórico-conceitual, e que parece haver baixa produtividade acadêmica sobre o assunto.

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Références

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Publié-e

2015-08-19

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HOFF, Sara Luiza; FLORES, Valdir do Nascimento. VERSÃO:: UM DIAGNÓSTICO DOS ESTUDOS ACERCA DESSA ATIVIDADE TRADUTÓRIA NO BRASIL. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 4, n. 1, p. 181–194, 2015. DOI: 10.26512/belasinfieis.v4.n1.2015.11320. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/11320. Acesso em: 21 nov. 2024.

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