A REESCRITURA DE THE COLOR PURPLE NO CINEMA:

UMA ANÁLISE DAS PERSONAGENS CELIE E SHUG

Authors

  • Raquel Barros Veronesi Universidade Federal do Ceará ”“ UFC

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v4.n1.2015.11319

Keywords:

Literatura Feminina Negra, Cinema, Tradução, Personagem

Abstract

Neste trabalho, analisamos a tradução das personagens Celie e Shug do romance de Alice Walker, The Color Purple (1982), para sua adaptação fílmica de 1985, dirigido por Steven Spielberg. Especificamente, investigamos a reescritura do relacionamento homoafetivo entre as personagens, no cinema, uma vez que se trata do amor entre duas mulheres negras no início do século XX. Diante de aspectos suscitadores de discussões polêmicas ”“ ser mulher, ser negra, ser homossexual ”“ percebemos a dificuldade de adaptar tais personagens para o meio cinematográfico. Acreditamos, portanto, que, devido a exigências mercadológicas diferentes das que regem a Literatura e considerando a época em que foi lançado, o filme suaviza algumas cenas em que Celie e Shug demonstram o amor que sentem uma pela outra. Assim, utilizando os Estudos Descritivos da Tradução (TOURY, 2012), objetivamos investigar quais estratégias foram utilizadas no processo de tradução de situações que demonstram esta relação afetiva, observando como o filme lida com a proposta de Walker, que busca evidenciar a mulher negra e sua trajetória de luta contra a discriminação gênero-racial.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CATTRYSSE, Patrick. Film Adaptation as Translation: some methodological proposals. In: Target 4:1. p. 57-70. Amsterdam: John Benjamins, 1992a.

____________. Pour une theorie de l’adaptation filmique. Leuven: Peter Lang As, 1992b.

COHEN, Clélia. Steven Spielberg. Tradução de Imogen Forster. Coleção Masters of Cinema. Paris: Cahiers du Cinéma, 2010.

EVEN-ZOHAR, Itamar. Polysystem Studies. In: Special Issues of poetics today. The Porter Institute for poetics and semiotics, Tel Aviv, v. 11, n. 1, 1990.

KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia: Estudos Culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

LEFEVERE, A. Tradução, Reescrita e Manipulação da Fama. Tradução de Cláudia Matos Seligman. Bauru, SP: Edusc, 2007.

SANTOS, Waltecy Alves dos. O Outro e o eu: a cama nas narrativas de Niketche e A Cor Púrpura. In: Revista África e Africanidades. [S.l], Ano 3, nº 11, nov. 2010. ISSN: 1983-2354. Disponível em: <http://www.africaeafricanidades.com/sumario.html.> Acesso em: 03 de Janeiro de 2011.

SPILBERG, Steven. dir. The Color Purple [A Cor Púrpura]. Com Danny Glover, Whoopi Goldberg, Margaret Avery, Oprah Winfrey, Willard E. Pugh e Akosua Busia. Premiun Edition, 2 discos. USA: Amblin Entertainment, Guber-Peters Company, 1985, 152 min.

STAM, Robert. Beyond Fidelity: The Dialogics of Adaptation. In: NAREMORE, James. (ed.). Film Adaptation. New York: The Athlone Press, 2011.

TOURY, Gideon. Descriptive Translation Studies and Beyond. 2nd Expanded Edition. Amsterdam/Philadelphia: Jonh Benjamins, 2012.

WALKER, Alice. Vivendo pela Palavra. Tradução de Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

____________. The Same River Twice: Honoring the Difficult. New York: Scribner, 1996.

____________. The Color purple. Florida: Harvest Books, 2003.

Published

2015-08-19

How to Cite

VERONESI, Raquel Barros. A REESCRITURA DE THE COLOR PURPLE NO CINEMA:: UMA ANÁLISE DAS PERSONAGENS CELIE E SHUG. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 4, n. 1, p. 169–180, 2015. DOI: 10.26512/belasinfieis.v4.n1.2015.11319. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/11319. Acesso em: 7 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.