“Sim, há uma”: tradução e performance em português de “See-line woman”, a partir de uma interpretação de Nina Simone

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v9.n2.2020.27049

Palavras-chave:

Tradução. Performance. Nina Simone. Oralidade.

Resumo

“See-line Woman”, peça musical de tradição oral norte-americana, foi registrada em 1939, recolhida e reproduzida em diferentes performances orais, tais como as de Leslie Feist (2007), e Nina Simone (1964). Tomando como original a gravação constante no álbum Mississipi Goddam (1964), de Nina Simone, e evidenciando a dubiedade de som e sentido que o registro da letra ”“ tradução da oralidade ”“ pode evidenciar, abordarei alguns problemas atinentes à tradução de canção para performance quando me deparo com um original que tensiona a letra da canção registrada de maneira distinta às outras versões oralizadas de 1939 e de 2007.

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Biografia do Autor

Luciane Alves Ferreira Mendes, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Letras Português como ênfase em Estudos Literários (2014) pela Universidade Federal do Paraná. Mestre (2019) e doutoranda em Letras pela mesma instituição. Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras.

Referências

FLORES, Guilherme Gontijo. Posfácio: A diversão tradutória. In: FLORES, Guilherme Gontijo. Elegias de Sexto Propércio. São Paulo: Autêntica, 2014. pp. 515-604.

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WADE, Stephen. The Beautiful Music All Around Us: Field Recordings and the American Experience. Chicago: Univ. of Illinois Press, 2012.

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Publicado

31-03-2020

Como Citar

ALVES FERREIRA MENDES, Luciane. “Sim, há uma”: tradução e performance em português de “See-line woman”, a partir de uma interpretação de Nina Simone. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 9, n. 2, p. 233–238, 2020. DOI: 10.26512/belasinfieis.v9.n2.2020.27049. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/27049. Acesso em: 22 jun. 2024.

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