O LIVRO PREMIADO:
A LITERATURA COMO EVENTO E A GLOBALIZAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v6.n2.2017.11459Palavras-chave:
Prêmios literários, Distant reading, Literatura brasileira contemporânea, GlobalizaçãoResumo
A presente pesquisa tem como ponto inicial a doação de um acervo para o Programa de Mestrado em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei, acervo que consiste nos 326 livros inscritos no 8° Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura. O objetivo da pesquisa é pensar o acervo em narrativa, isto é, enquanto microcosmo da produção literária brasileira contemporânea, indo, assim, além de uma ordem meramente taxonômica. Para tanto, adotamos um método de leitura em gráficos, proposto por Franco Moretti (2008), para quem a proposta de um trabalho quantitativo de leitura deve abandonar o close reading por um distant reading. Neste primeiro momento da pesquisa, procuramos discutir, sobretudo, qual o impacto dos prêmios na produção e recepção do texto literário: em que medida mercado e literatura se reconfiguram a partir do que, com os prêmios, passa-se a entender como um livro/autor/gênero premiados. Como pensar a literatura brasileira contemporânea e sua globalização a partir, justamente, dos prêmios? Além disso, propomos uma diferenciação entre livro canônico e livro premiado, com base na relação valor literário/circuito editorial.
Downloads
Referências
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
GEISLER, Luisa. Quiçá. Rio de Janeiro: Record, 2013.
KLINGER, Diana Irene. Escritas de si, escritas do outro: autoficção e etnografia na narrativa latino-americana contemporânea. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2012.
MACIEL, Maria Esther. As ironias da ordem: Coleções, inventários e enciclopédias ficcionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
MENDELSOHN, Daniel. Whom or What Are Literary Prizes For?. The New York Times, 2013. Disponível em: <http://www.nytimes.com/2013/11/24/books/review/whom-or-what-are-literary-prizes-for.html>. Acesso em: 07 Jul. 2017.
MORETTI, Franco. A literatura vista de longe. Porto Alegre: Arquipélago, 2008.
______. Conjeturas sobre a literatura mundial. New Left Review, 2000. Trad. de José Marcos Macedo. Disponível em: <http://lw1346176676503d038.hospedagemdesites.ws/v1/files/uploads/contents/92/20080627_conjeturas_sobre_a_literatura.pdf>. Acesso em: 07 Jul. 2017.
PONZANESI, Sandra. Boutique Postcolonialism: Literary Awards, Cultural Value and the Canon. 2006. Disponível em: <http://paas.org.pl/wp-content/uploads/2014/07/Ponzanesi_BoutiquePostcolonialism_2006.pdf>. Acesso em 07 Jul. 2017.
SQUIRES, Claire. A common ground? Book prize culture in Europe. The Public, Vol. 11, 2004, p. 37-48. Disponível em: <https://www.dlib.si/stream/URN:NBN:SI:DOC-FBZU4XNR/d0dbbeb3-bbda-4390-b6b5-9196b15dee09/PDF>. Acesso em: 10 Ago. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Dado ao acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. As contribuições publicadas são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Os autores, ao submeterem trabalhos para serem avaliados pela revista Belas Infiéis, mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).