O USO DO TRANSLOG© NAS PRIMEIRAS PRÁTICAS TRADUTÓRIAS

Autores

  • Luciane Leipnitz UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v2.n2.2013.11243

Palavras-chave:

processo tradutório, aprendizagem reflexiva, competência tradutória

Resumo

Neste artigo relata-se a experiência do uso do Translog 2000© na disciplina de Prática de Tradução de Textos Gerais no Curso de Bacharelado em Tradução da UFPB. O objetivo das atividades desenvolvidas em sala de aula de semestres iniciais do Curso foi despertar o aprendiz de tradução para uma reflexão sobre a sua prática, além de familiarizá-lo com diferentes aspectos que envolvem e influenciam o desenvolvimento da atividade. Os protocolos de registro de teclado gerados pelo Translog foram analisados pelos próprios aprendizes como ponto de partida para a reflexão sobre a busca por soluções na tradução, sobre a duração das pausas durante o processo, sobre as escolhas tradutórias. A partir dessas reflexões, os aprendizes produziram um relatório final com suas observações. Pretendeu-se oferecer aos aprendizes uma aproximação real à prática, conscientizando-os a respeito de seu processo tradutório, de modo a buscar o desenvolvimento de sua competência tradutória.

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Publicado

14-04-2014

Como Citar

LEIPNITZ, Luciane. O USO DO TRANSLOG© NAS PRIMEIRAS PRÁTICAS TRADUTÓRIAS. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 2, n. 2, p. 73–84, 2014. DOI: 10.26512/belasinfieis.v2.n2.2013.11243. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/11243. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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