A Evasão Escolar sob a Ótica de Profissionais de Ensino

Authors

  • Rita de Cássia Pereira Universidade Federal Fluminense- UFF
  • André Brandão Universidade Federal Fluminense
  • Salete Da Dalt

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v13i29.12668

Keywords:

infrequência escolar, evasão escolar, educação

Abstract

Este paper empreende a análise de dados qualitativos coletados em escolas de Ideb alto, médio e baixo de todas as regiões brasileiras. Nosso objetivo foi perceber como vem se orquestrando o entendimento sobre infrequência e evasão escolar no ensino público. A partir de um levantamento do estado da arte das discussões sobre o tema, identificamos seis grupos explicativos dos motivos que favorecem a manutenção deste fenômeno (exclusão na escola, inadequação do sistema de ensino, fenômeno político macrossocial, aluno problema, despossessão de capital social e vulnerabilidade social). Em seguida, procedemos à análise dos dados e conjugamos as perspectivas teóricas com os dados da pesquisa. O estudo aponta que os profissionais identificam a pressão do trabalho sobre os alunos como um aspecto fundamental para explicar a não adesão à escola, mas também sinalizam que a "resolução" do problema depende, ainda, de aspectos ligados à política de educação em sentido local e geral.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rita de Cássia Pereira, Universidade Federal Fluminense- UFF

Assistente Social. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Doutoranda em Políticas Sociais pela Universidade Federal Fluminense- UFF.

André Brandão, Universidade Federal Fluminense

Sociólogo, Mestre em Sociologia, Doutor em Ciências Sociais, Professor da UFF.

Salete Da Dalt

Socióloga, Mestre e Doutoranda em Política Social pela UFF.

References

ARENDT, H. As origens do totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Cia das Letras. 1989.

BIANI, R. P. A progressão continuada rompeu com os mecanismos de exclusão? Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Unicamp, São Paulo, 2007.

BOBBIO, N. Era dos Direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

______ Pierre. Escritos da Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BORUCHOVITCH, E. A motivação para aprender de estudantes em cursos de formação de professores. Revista Educação, v. 31, n. 1, p. 30-38, Porto Alegre, jan./abr. 2008.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

CERULLO, G. Escola, comunidade e “capital social”: a influência da dimensão capital social sobre os índices de evasão escolar e reprovação. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2006.

COLEMAN, J. S. Social capital in the creation of human capital. In LESSER, E. L. (ed.) Knowledge and social capital: foundations and applications. Boston: Butterworth & Heinemann, 2000. Foudations of social teory. Cambridge: Havard University Press, 1990.

FERREIRA da SILVA, A. P. Reprovados, indisciplinados, fracassados: as microrrelações de insucesso escolar na perspectiva do “aluno problema”. Tese de Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade. PUC, São Paulo, 2009.

FERREIRA, S. A. Inclusão social, progressão continuada e ciclos na cidade de São Paulo: implicações e contradições (1998-2002). Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSCar, São Paulo, 2004.

JESUS, S. N. Estratégias para motivar os alunos. Revista Educação, v. 31, n.1, p. 21-29, Porto Alegre, jan./abr. 2008.

LENSKIJ, T. Direito à permanência na escola: a Lei, as políticas públicas e as práticas escolares. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. UFRS, Porto Alegre, 2006.

MARTINS, Vicente. Direito na educação nas Constituições brasileiras. 2002. 116p. Disponível em <http://www.direitonet.com.br/textos/x/11/99/119/DN direito na educação nas Constituições brasileiras.doc>. Acessado em: 16/06/2007.

MEDEIROS, M. J. S. P. de. O acesso ao ensino fundamental no Brasil: um direito ao desenvolvimento. Rio de Janeiro: América Jurídica, 2001.

PAIVA, O. A. F. Os sentidos dos programas de transferência de renda na educação: mediações e contradições no movimento real. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, UnB, Brasília, 2009.

PEREIRA, L. R. A implantação do sistema de ciclos no Ensino Fundamental como elemento da política educacional do Mato Grosso do Sul. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMS, Mato Grosso do Sul, 2002.

PUTNAM, R. D. El declive del capital social: um estudio internacional sobre las sociedades y el sentido comunitario. Traduccion José Luiz Gil Aristo. Barcelona: Galaxia Gutemberg, 2003.

SANTOS, B. S. et. al. O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais. Revista Educação, v. 31, n.1, p. 46-53, Porto Alegre, jan./abr. 2008.

SILVA, F. C. S. A evasão escolar de jovens do Ensino Médio em uma escola pública de Itaituba, Pará. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação, Unicamp, São Paulo, 2005.

SOLFA, G. C. Processos de acesso, permanência e inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na Rede Municipal de Ensino de São Carlos. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2008.

VIEGAS, L. S. Progressão continuada e suas repercussões na escola pública paulista: concepções de educadores. Dissertação (Mestrado), Instituto de Psicologia, Departamento da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, USP, São Paulo, 2002.

ZUTTIN, M. A. da S. Entre o dito e o feito: a garantia de permanência dos alunos no Ensino Fundamental nas escolas estaduais no município de Araras-SP. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSCar, São Paulo, 2008.

Published

2012-03-07

How to Cite

PEREIRA, Rita de Cássia; BRANDÃO, André; DA DALT, Salete. A Evasão Escolar sob a Ótica de Profissionais de Ensino. SER Social, Brasília, v. 13, n. 29, p. 113–145, 2012. DOI: 10.26512/ser_social.v13i29.12668. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12668. Acesso em: 23 nov. 2024.