Agroecologia e educação intercultural no Sul global: construindo a soberania alimentar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v25i52.45737

Palavras-chave:

Agroecologia., Decolonialidade., Educação Intercultural., Soberania Alimentar.

Resumo

O artigo apresenta uma revisão dos principais conceitos e reflexões sobre a educação intercultural na construção da soberania alimentar no Sul global, diante dos desafios contemporâneos dos sistemas alimentares e das mudanças climáticas. Para a busca, foram utilizados os descritores “agroecologia”, “educação intercultural” e “soberania alimentar” em bases de dados virtuais, tendo como resultado 20 artigos para leitura integral, compilados em três categorias: (I) abordagem decolonial e valorização do resgate das memórias e dos patrimônios alimentares dos povos africanos e latino-americanos; (II) educação intercultural como espaço de aproximações e distanciamentos culturais, não apenas aflorando a barbárie, mas possibilitando o diálogo e o intercâmbio; (III) agroecologia como “antídoto” e paradigma alternativo para a saída da crise. A análise elucida o processo de transformação, baseada em pedagogias coletivas essenciais para a regeneração natural e a construção da soberania alimentar.

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Biografia do Autor

CAMILA FERREIRA, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Formação Profissional: Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)

Títulos Acadêmicos:

Especialização em Políticas Públicas e Sociais da Saúde pela Universidade de Araraquara (UNIARA)

Especialização em Personal Dietitian em Clinica,Esporte e Fitoterapia pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM)

Mestranda no Programa de Pós Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento

Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM

Centro de Ciências da Saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé

BRUNO MONTEIRO, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ). Professor do Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (Proasd/ NUPEM/UFRJ). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguagens no Ensino de Ciências (LINEC-UFRJ/Macaé). Pesquisador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASUR/UNIRIO). Pesquisador da Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica (RIEDECT). 

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Publicado

31-01-2023

Como Citar

FERREIRA, CAMILA; MONTEIRO, BRUNO. Agroecologia e educação intercultural no Sul global: construindo a soberania alimentar. SER Social, Brasília, v. 25, n. 52, 2023. DOI: 10.26512/ser_social.v25i52.45737. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/45737. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos