Edições anteriores
-
Política Social e Desenvolvimentismo
v. 16 n. 35 (2014)Nesta edição da revista SER Social (v. 16, n. 35), do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB), cujo tema central é “Política Social e o Desenvolvimentismo”, são apresentados artigos de pesquisadores, profissionais e estudantes, que analisam os padrões, avanços, retrocessos, características, perspectivas e limites colocados para a política social brasileira com o chamado novo-desenvolvimentismo.
-
Política Social: Debates Contemporâneos
v. 16 n. 34 (2014)Nesta edição da revista Ser Social (v. 16, n. 34), do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB), cujo tema é “Política Social: debates contemporâneos”, são apresentados artigos de pesquisadores, profissionais e estudantes que abordam diversas reflexões e preocupações versadas sobre a política social e seus desafios contemporâneos.
-
Desafios da Política Social na Contemporaneidade
v. 15 n. 33 (2013)A SER Social n. 33, v. 15, abriga, em sua seção temática, textos produzidos por pensadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as, que participaram do V Seminário Internacional de Política Social - Desafios da Política Social na Contemporaneidade, promovido pelo Programa de Pós-Graduação, em 2012.
Os artigos trazem análises sobre temas candentes relacionados à s condições engendradas pela sociabilidade capitalista na contempora-neidade, que tensionam o campo da cidadania e dos direitos sociais e colocam a política social no centro da disputa e do debate.
-
Política Social e Deficiência
v. 15 n. 32 (2013)A Revista SER Social - v. 15. n. 32, de 2013 (janeiro a junho) - do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da UnB (Mestrado e Doutorado), cujo tema é "Política Social e Deficiência", acolhe um conjunto de trabalhos com análises no campo da deficiência, tendo em vista os padrões, avanços, retrocessos, características, perspectivas e limites colocados à política social voltada a esse tema . Que tipo de questões a análise do formato, da abrangência, da dinâmica e dos sujeitos mobilizados para a materialização desta política social suscita?
Os artigos trazem análises gerais ou particulares das políticas sociais, tendo em vista o conjunto de âmbitos e sujeitos envolvidos neste processo.
-
Política Social - Criança e Adolescente
v. 14 n. 31 (2012)A temática central da Revista SER Social nº 31, Política Social - criança e adolescente, tem a expectativa de acolher um conjunto de trabalhos com análises sobre os desafios colocados ao Estado e à sociedade, no sentido de reafirmar e garantir direitos, de base universalizante, à crianças e adolescentes. -
Serviço Social e Educação
v. 14 n. 30 (2012)A educação se constituiu, historicamente, como objeto de reflexão e ação do Serviço Social. Com a Constituição Federal de 1988, foi alçada a condição de direito social, universal. A centralidade da educação na agenda de pesquisadores/ as e profissionais da área de serviço social, hoje, levou o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Política Social a elegê-la, como temática de seu número 30. -
Política de Saúde, universalidade e equidade.
v. 11 n. 25 (2009)Este fascículo dedica sua seção temática de artigos á produções acadêmicas que abordem o tema saúde, universalidade e equidade
-
Mulheres e Trabalhos
v. 10 n. 23 (2008)A revista SER Social, v. 10., No 23 abriu espaço para acolher a produção acadêmica sobre a questão das mulheres e o(s) trabalho(s).
-
Gênero e Política Social
v. 10 n. 22 (2008)A revista SER Social, v. 10., No 22 abriu espaço para acolher a produção acadêmica sobre a questão de gênero e suas interconexões com a política social.
-
Direitos Humanos e Política Social
n. 8 (2001)Os direitos humanos e as políticas sociais são tema deste volume da revista Ser Social. Tal escolha levou em consideração as contribuições inestimáveis trazidas pelos diversos congressos, conferências, pactos e tratados realizados especialmente a partir da segunda metade do século XX a este respeito. Ela decorreu também da centralidade atribuída, mais recentemente, Ã s políticas sociais para a concretização dos direitos humanos. Diferentes fóruns internacionais têm enfatizado a importância da articulação entre os direitos sociais e os direitos humanos. Este desafio, inscrito no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, torna mister para nós, pesquisadores do campo da política social, fomentar este debate entre a comunidade acadêmica e a sociedade. É neste esforço que se insere o presente número da revista.