Singularidade da Profissão de Professor e Proletarização do Trabalho Docente na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v14i31.13008Palavras-chave:
Identidade Social, Trabalho Docente, Proletarização, Magistério, Educação BásicaResumo
O presente artigo faz uma revisão na literatura sobre a profissão de docente da Educação Básica no Brasil.A singularidade da profissão docente expressa uma especificidade, particularidades e peculiaridades que demandam análise. Qual a singularidade existente na profissão de professor? O que constitui a identidade social do professor? Analisa-se a identidade profissional do professor, a posição social deste profissional, o estereótipo do trabalho por vocação atribuído ao exercício do magistério, a massificação do ensino, a feminização da profissão e as condições de trabalho dos professores da Educação Básica. Estes elementos ou categorias remetem à discussão da proletarização dos profissionais do magistério. Essa tese, já bastante discutida nas pesquisas educacionais e até parecendo esgotada, é retomada a partir da análise da natureza e das condições de trabalho do docente da Educação Básica.
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