Restrito acesso à educação superior pública brasileira: uma expressão da questão social
DOI:
https://doi.org/10.26512/sersocial.v24i50.36661Palavras-chave:
Acesso. Educação superior. Questão social.Resumo
O percurso histórico da educação superior pública é marca- do por desigualdades sociais, econômicas, raciais, culturais, de gênero, dentre outras, calcinadas pelo processo histórico de desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil. Partindo desse entendimento, mediante revisão de literatura e sob a ótica da teoria social crítica, objetivamos problematizar o restrito acesso da classe trabalhadora à educação superior pública enquanto expressão da questão social por compreendermos que tal acesso fomenta reivindicações na esfera pú- blica, pressionando o Estado a adotar medidas que possibilitem aces- sar o conhecimento socialmente produzido, bem como de adquirir formação para ingresso no mundo do trabalho. Para tanto, abordamos a relação entre questão educacional e questão social, e apontamos para a importância da ampliação e democratização do acesso à educação superior sem desconsiderar as dificuldades de permanência das(os) es- tudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica com nítido recorte de classe e raça.
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