A experiência da Comissão de Educação do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro

Autores

  • CRESS RJ UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v16i34.13078

Palavras-chave:

Educação, Política educacional, Serviço Social, Cress

Resumo

A Comissão de Educação do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro (Cress-RJ) vem se constituindo, desde 2003, como um importante espaço de fortalecimento ético-político no exercício profissional de assistentes sociais que atuam no campo educacional. Sua atuação ocorre com vistas à garantia da qualidade dos serviços públicos prestados à população e que busca pautar suas ações em perspectivas que tratem a educação como um instrumento de transformação e emancipação sociais, não limitadas às paredes da instituição escola. Para alcançar seus objetivos a Comissão de Educação do Cress-RJ conta com participação de assistentes sociais da diretoria do Conselho e assistentes sociais, tanto da academia quanto do campo profissional, além de estudantes de Serviço Social, na organização e realização de suas atividades. Dentre elas estão o anual Encontro Estadual de Serviço Social e Educação e o curso de extensão O trabalho do assistente social na área de Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CRESS RJ, UnB

Assistentes sociais e integrantes da Comissão de Educação do Cress-RJ: Elizabeth Souza de Oliveira; Carlos Felipe Nunes Moreira; Silvia Dabdad Calache Distler; Anália dos Santos Silva, Jurema Alves Pereira da Silva; Saraí Basílio Ribeiro; Fabrícia Vellasquez Paiva, Débora Rodrigues de Araújo.

Referências

ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de. O serviço social e a educação. Revista Inscrita, 2000.

______. O Serviço Social na Educação: novas perspectivas socioocupacionais. 2007. Disponível em: . Acesso em: 13/07/2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/civil>. Acesso em: 07/07/2011.

CARVALHO, Raul de. Instituições assistenciais e serviço social. In: IAMAMOTO, Marilda; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e serviço social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008.

IAMAMOTO, Marilda. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: I ”“ Feuerbach, 6. ed. Trad.: Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Hucitec, 1987.

NETTO, José Paulo. A autocracia burguesa e o “mundo da cultura”. In: ____. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. São Paulo: Cortez, 2008.

TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia da educação. São Paulo: Atual, 1997.

Downloads

Publicado

09/12/2014

Como Citar

RJ, CRESS. A experiência da Comissão de Educação do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro. SER Social, [S. l.], v. 16, n. 34, p. 187, 2014. DOI: 10.26512/ser_social.v16i34.13078. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/13078. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos - Temáticos