Balanço da produção sobre serviço social na política de educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/sersocial.v23i48.29123

Palavras-chave:

Produção do Conhecimento; Educação; Serviço Social.

Resumo

O artigo apresenta os resultados da pesquisa referentes à produção de conhecimento sobre a “política de educação no Brasil na interface com o Serviço Social”, realizada a partir de textos publicados nos Anais dos eventos: Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) e no Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), considerando o aumento significativo da produção sobre o tema nos últimos anos. Foi realizada uma análise sobre os trabalhos publicados nos anais do CBAS edição de 2013 e 2016 e do ENPESS nas edições de 2014, 2016 e 2018. Constatou-se que há uma quantidade maior de trabalhos com densidade teórica naqueles apresentados nos CBAS do que nos ENPESS. As temáticas infrequência e/ou evasão escolar, relação da escola-família e medicalização das crianças e adolescentes, aparecem com mais incidência, coincidem com as principais requisições postas aos assistentes sociais na área da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Diretrizes Gerais para o curso de Serviço Social. Rio de Janeiro: [s/e], 1996.

ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: FAPERJ; Lamparina, 2010.

ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira. Subsídios para o debate sobre o Serviço Social na educação. Brasília: CFESS/CRESS, 2011.

BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BIBLITECA VIRTUAL DE DIREITOS HUMANOS ”“ USP. Declaração Mundial sobre Educação para Todos - Jomtien ”“ 1990. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direito-a-Educa%C3%A7%C3%A3o/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos.html. Acesso em 09/jan/2020.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Subsídios para a atuação de assistentes sociais na Política de Educação. Brasília: CFESS, 2013.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. Revista Brasileira de Educação, vol. 16, n. 46, jan./abr. 2011.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 6ª edição. Rio de Janeiro-RJ: Civilização Brasileira, 1988.

HARVEY, David. A Condição pós-moderna. 7. ed. São Paulo: Loyola, 1998.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Editora Cortez, 2008.

PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1995.

PONTES, Reinaldo Nobre. Medicação: categoria fundamental para o trabalho do assistente social. In: Programa de capacitação continuada para assistentes sociais ”“ capacitação em Serviço Social e política social. CFESS ”“ ABEPSS ”“ CEAD/NED-UnB, 2000.

PONTES, Reinaldo Nobre. A categoria de mediação em face do processo de intervenção do serviço social. Disponível em: www.unirio.br ”º ess ”º pontes-r-mediacao-e-servico-social. Acesso em 09/jan/2020.

SILVA, Maria Ozanira da Silva; CARVALHO, Denise Bomtempo Birche de (Orgs.). Serviço Social, pós-graduação e produção de conhecimento no Brasil. São Paulo: Cortez, 2005.

SPOSATI. Aldaíza. Pesquisa e produção de conhecimento no campo do Serviço Social. Rev. katálysis vol.10 no.spe Florianópolis 2007. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802007000300002. Acesso em 09/jan/2020.

Downloads

Publicado

01/22/2021

Como Citar

FREIRE PEREIRA FÉRRIZ, Adriana; BOLORINO CANTEIRO MARTINS, Eliana. Balanço da produção sobre serviço social na política de educação brasileira. SER Social, [S. l.], v. 23, n. 48, p. 234–254, 2021. DOI: 10.26512/sersocial.v23i48.29123. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/29123. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Temas Livres