Balanço da produção sobre serviço social na política de educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/sersocial.v23i48.29123

Palavras-chave:

Produção do Conhecimento; Educação; Serviço Social.

Resumo

O artigo apresenta os resultados da pesquisa referentes à produção de conhecimento sobre a “política de educação no Brasil na interface com o Serviço Social”, realizada a partir de textos publicados nos Anais dos eventos: Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) e no Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), considerando o aumento significativo da produção sobre o tema nos últimos anos. Foi realizada uma análise sobre os trabalhos publicados nos anais do CBAS edição de 2013 e 2016 e do ENPESS nas edições de 2014, 2016 e 2018. Constatou-se que há uma quantidade maior de trabalhos com densidade teórica naqueles apresentados nos CBAS do que nos ENPESS. As temáticas infrequência e/ou evasão escolar, relação da escola-família e medicalização das crianças e adolescentes, aparecem com mais incidência, coincidem com as principais requisições postas aos assistentes sociais na área da educação.

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Publicado

22-01-2021

Como Citar

FREIRE PEREIRA FÉRRIZ, Adriana; BOLORINO CANTEIRO MARTINS, Eliana. Balanço da produção sobre serviço social na política de educação brasileira. SER Social, Brasília, v. 23, n. 48, p. 234–254, 2021. DOI: 10.26512/sersocial.v23i48.29123. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/29123. Acesso em: 9 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Temas Livres