Competências em informação no marco do Plano Nacional de Leitura do Uruguai: Ações para a inclusão social

Autores/as

  • María Gladys Ceretta Universidad de la República

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v8.n1.2015.1893

Palabras clave:

Uruguay, competencias en información, inclusión social, plan nacional de lectura, lectura

Resumen

Descrevem-se as estratégias que se vêm implementando para promover o desenvolvimento das competências em informação no marco do Plano Nacional de Leitura do Uruguai que leva adiante o Ministério de Educação e Cultura, como política pública de alcance nacional. As mesmas estão orientadas aos contextos sócio-econômicos vulneráveis e acompanham os processos de formação de promotores e animadores de leitura. Analisam-se e avaliam as experiências levadas cabo com populações objetivo que não pertencem ao âmbito educativo formal, em especial as orientadas a responsáveis de espaços de leitura tais como bibliotecas populares, comunitárias e públicas, entre outros. Se consideram as novas formas de leitura no meio digital no processo de aquisição e fortalecimento das competências em informação para garantir a equidade no acesso e democratização da informação e o processo de construção do conhecimento. Propõem-se os elementos essenciais para a elaboração do um modelo de alfabetização em informação para integrar ao Plano Nacional de Leitura que articule e coordene com outros âmbitos a nível nacional e contribua desde sua ótica à inclusão social dos indivíduos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Cómo citar

Ceretta, M. G. (2015). Competências em informação no marco do Plano Nacional de Leitura do Uruguai: Ações para a inclusão social. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(1), 40–53. https://doi.org/10.26512/rici.v8.n1.2015.1893

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.