Competências em informação em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.42454

Palavras-chave:

Literacia da informação, Alfabetização midiática, Pandemia, Competência em informação

Resumo

No atual contexto mundial, marcado pela pandemia Covid-19, a circulação de informações sobre o assunto tornou-se um problema mais a ser enfrentado. A rápida distribuição de mensagens de origem duvidosa e com conteúdo muitas vezes manipulado para fins intencionais tem colocado toda a população em situação de vulnerabilidade no que diz respeito ao acesso a informação de qualidade sobre a pandemia. Para a alfabetização informacional, não é novidade o tratamento das competências informacionais que permitem à população estar em condições de acessar, selecionar e avaliar a informação que necessita, mesmo em relação aos assuntos relacionados à saúde. Também desde a perspectiva da alfabetização midiática, podem ser considerados elementos úteis para abordar o problema em questão. Essa conjunção entre alfabetização informacional e alfabetização midiática tem se refletido em documentos de trabalho recentes gerados pela Unesco, por meio de seu eixo de trabalho Media & Information Literacy - alfabetização midiática e informacional onde ambos os conceitos ão abordados a partir de suas particularidades, mas é detectada a necessidade de tratá-los juntos em um único conceito global. É objetivo deste trabalho investigar, a partir da produção bibliográfica existente, as principais competências informacionais e midiáticas reconfiguradas a partir de um cenário pandêmico mundial. Como resultados, espera-se evidenciar a existência de material suficiente para pensar uma reavaliação dessas competências e a correspondente proposta de alternativas para a sua reflexão em programas de alfabetização informacional e midiática.

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Biografia do Autor

María Gladys Ceretta, Universidad de la República, Facultad de Información y Comunicación, Montevideo, Uruguay

Profesora Titular del Instituto de Información de la Facultad de Información y Comunicación (FIC) de la Universidad de la República (UdelaR). Doctora en Documentación y Máster en Investigación en Información por la Universidad Carlos III de Madrid, España. Licenciada en Bibliotecología por la Escuela Universitaria de Bibliotecología, UdelaR y Escribana Pública por la Facultad de Derecho de la UdelaR. Decana de la Facultad de Información y Comunicación, Universidad de la República (2016-2022). Responsable del Grupo de Investigación: “Alfabetización en Información y Competencias Lectora” AlfaInfo.uy de la FIC.

Magela Cabrera, Universidad de la República, Facultad de Información y Comunicación, Montevideo, Uruguay

Magíster en Información y Comunicación y licenciada en Bibliotecología por la Universidad de la República (Uruguay). Docente Grado 3 del Departamento Fuentes Documentales, Recursos y Servicios de información de la Facultad de Información y Comunicación. Integrante del Grupo de Investigación Alfabetización en Información y Competencias Lectoras de la FIC y de los Núcleos interdisciplinarios: Recursos Educativos Abiertos y Alimentación y bienestar de la Universidad de la República.

Javier Canzani, Universidad de la República, Facultad de Información y Comunicación, Montevideo, Uruguay

Magister en Información y Comunicación y Licenciado en Bibliotecología por la Universidad de la República. Profesor Adjunto del Departamento Fuentes Documentales, Recursos y Servicios de Información de la Facultad de Información y Comunicación. Integrante del Grupo de Investigación Alfabetización en Información y Competencias Lectoras de la FIC. Integrante del Núcleo Interdisciplinario Alimentación y Bienestar.

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Publicado

2022-06-25

Como Citar

Ceretta, M. G. ., Cabrera, M., & Canzani, J. (2022). Competências em informação em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(1), 233–243. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.42454

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