Competências em informação em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.42454Palavras-chave:
Literacia da informação, Alfabetização midiática, Pandemia, Competência em informaçãoResumo
No atual contexto mundial, marcado pela pandemia Covid-19, a circulação de informações sobre o assunto tornou-se um problema mais a ser enfrentado. A rápida distribuição de mensagens de origem duvidosa e com conteúdo muitas vezes manipulado para fins intencionais tem colocado toda a população em situação de vulnerabilidade no que diz respeito ao acesso a informação de qualidade sobre a pandemia. Para a alfabetização informacional, não é novidade o tratamento das competências informacionais que permitem à população estar em condições de acessar, selecionar e avaliar a informação que necessita, mesmo em relação aos assuntos relacionados à saúde. Também desde a perspectiva da alfabetização midiática, podem ser considerados elementos úteis para abordar o problema em questão. Essa conjunção entre alfabetização informacional e alfabetização midiática tem se refletido em documentos de trabalho recentes gerados pela Unesco, por meio de seu eixo de trabalho Media & Information Literacy - alfabetização midiática e informacional onde ambos os conceitos ão abordados a partir de suas particularidades, mas é detectada a necessidade de tratá-los juntos em um único conceito global. É objetivo deste trabalho investigar, a partir da produção bibliográfica existente, as principais competências informacionais e midiáticas reconfiguradas a partir de um cenário pandêmico mundial. Como resultados, espera-se evidenciar a existência de material suficiente para pensar uma reavaliação dessas competências e a correspondente proposta de alternativas para a sua reflexão em programas de alfabetização informacional e midiática.
Downloads
Referências
CAÑÓN, Avilés. Pamela; BECERRA, Civilo. Maureen. Alfabetización informacional y el rol del bibliotecario transformativo para enfrentar la desinformación en tiempos de crisis. Serie Bibliotecología y Gestión de Información, n. 112, p. 1-17, 2020. Disponível em: http://eprints.rclis.org/40306/
BENAVENT, Aleixandre et al. Información y comunicación durante los primeros meses de Covid-19: Infodemia, desinformación y papel de los profesionales de la información. Profesional de la información, v. 29, n. 4, 2020. Disponível em: http://eprints.rclis.org/40334/
BLANCO, Nancy. Bibliotecas, libros y lecturas a través del COVID-19. Información, cultura y sociedad, v. 43, p. 5-12, 2020. Disponível em: http://eprints.rclis.org/41008/
CABRERA, Magela; CANZANI, Javier; SARAIVA, Ignacio. Los criterios de evaluación de fuentes de información en tiempos de fake news: En: JORNADAS DE INVESTIGACIÓN DE LA FACULTAD DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN, 3. ed., 2019. Disponível em: https://ji.fic.edu.uy/iii-jific/
CASERO, Andreu R. Impact of Covid-19 on the media system: Communicative and democratic consequences of news consumption during the outbreak. El profesional de la información, v. 29, 2. ed., 2020.http://eprints.rclis.org/39940/
CILIP. CILIP Definition of Information Literacy. 2018. https://infolit.org.uk/new-il-definition/
FACHIN, Juliana et al. Credibilidade de informações em tempos de COVID-19. Revista Interamericana de Bibliotecología, v. 43, n. 3, p. 1-11, 2020. Disponível em: http://eprints.rclis.org/40489/
IFLA, How To Spot Fake News at a Time of COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.ifla.org/news/how-to-spot-fake-news-at-a-time-of-covid-19/
PAPACONSTANTINOU, Valentin M.; VASSILAKAKI, Evgenia. COVID-19: Libraries’ responses to the global health emergency. In Libraries, Digital Information, and COVID Chandos Publishing, p. 59-64, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780323884938000185
RODRÍGUEZ, Lourdes; EGAÑA, Florencia. Educación a distancia en la enseñanza media: la brecha digital racial en época de pandemia. In: OLAZA, Mónica. Desigualdades persistentes, identidades obstinadas Los efectos de la racialidad en la población afrouruguaya. Montevideo: CSIC, 2020. p.75-88. Disponível em: https://estudiosafrolatinoamericanos.uy/wp-content/uploads/2020/12/Desigualdades-persistentes-identidades-obstinadas_completo.pdf
SALES, Dora et al. Perspectivas sobre la competencia informacional y digital de estudiantes y docentes de Ciencias Sociales antes y durante el confinamiento por la COVID-19. Profesional de la información, v. 29, n. 4, 2020. Disponível em: http://eprints.rclis.org/40150/
QUIROZ, Juan, E. S.; CANTABRANA, José L. L. La competencia digital de la
ciudadanía, una necesidad creciente en una sociedad digitalizada. Edutec. Revista Electrónica De Tecnología Educativa, n. 73, p. 37-50, 2020. Disponível em: https://www.edutec.es/revista/index.php/edutec-e/article/view/1743
VAN DEURSEN, Alexander J. Digital inequality during a pandemic: quantitative study of differences in COVID-19–related internet uses and outcomes among the general population. Journal of Medical Internet Research, v. 22, n. 8, 2020. Disponível em: https://www.jmir.org/2020/8/e20073/
WIBAWA, A.; Swandi, I.; Sadguna, I. G. A. Media literation as a means to reduce the negative impact of media due to covid-19 virus. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON MULTIMEDIA, ARCHITECTURE, AND DESIGN, v. 1, p. 452-459, 2020. Proceeding. Disponível em: https://eprosiding.idbbali.ac.id/index.php/imade/article/view/461
WILSON, Carolyn; GRIZZLE, Alton; TUAZON, Ramon; AKYEMPONG, Kwame; CHEUNG, Chi K. Alfabetización mediática e informacional: Curriculum para profesores. París: Unesco. 2011. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002160/216099S.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 María Gladys Ceretta, Magela Cabrera, Javier Canzani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.