Critical knowledge for librarian training

professional perceptions in the job market

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.42343

Keywords:

Librarian, Knowledge management, Critical knowledge mapping

Abstract

This research analyzes the use of knowledge management, through the methodology of critical knowledge mapping, in the curricular configuration of undergraduate courses in Librarianship. It emphasizes that knowledge management has been addressed in several aspects of the administration of higher education institutions, mainly because they are essentially knowledge organizations. The article is justified due to the scarce Brazilian production on studies aimed at training at the undergraduate level, especially to support the dimensioning of curricula. It presents a methodological construct composed of six steps aimed at identifying which knowledge graduates of the Librarianship course at the Federal University of Amazonas identify as critical to qualify their professional action. The results show that the graduates perceive most of the knowledge in the pedagogical plan as important for their work practices, however, among these, there are those who have greater consensus that are considered critical. It is concluded that it is essential to map critical knowledge to visualize the cognitive needs required in the Librarianship labor market.

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Author Biographies

Rebeca Josiane Alves de Holanda, Universidade Federal do Amazonas, Curso de Biblioteconomia, Manaus, AM, Brasil

Graduanda do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Foi estagiária na Biblioteca Tenório Telles do SESC (AM) atuando no setor de Referência em 2019. Atualmente é participante do projeto institucional de pesquisa intitulado "Bibliotecas das Escolas Estaduais de Manaus: adequação das suas infraestruturas de funcionamento aos parâmetros do CFB". Foi voluntária no projeto "Busão Cultural do Sinetram" e do projeto de extensão "Ciência na Escola: a pesquisa científica no ensino médio". Publicou o artigo "Perspectivas Empreendedoras dos discentes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas" na Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação em 2019. Além disso, é vice- presidente do Centro Acadêmico de Biblioteconomia do Amazonas - CABAM.

Célia Regina Simonetti Barbalho, Universidade Federal do Amazonas, Curso de Biblioteconomia, Manaus, AM, Brasil

Professora titular da Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Estágio Pós Doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Líder do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA). Docente orientadora do Programa de Pós-graduação Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Gestora da implantação do Núcleo de Informação Biotecnológica do CBA. Atuou como membro da Diretoria do Conselho Federal de Biblioteconomia (2006-2012). É membro da Comissão de Educação à Distância da ABECIN. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão de unidades de informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, inteligência competitiva, biblioteconomia, gestão da informação e do conhecimento, planejamento estratégico e competências profissionais.

Mateus Rebouças Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2022). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Foi presidente do Centro Acadêmico de Biblioteconomia do Amazonas (2019-2020), representante discente no colegiado do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (2019-2020) e estagiário do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (2018-2019). Atualmente, é Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em nível de doutorado e membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em estudos métricos da informação com foco na bibliometria e cientometria aplicado à Ciência da Informação, ecossistemas de conhecimento e competência em informação.

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Published

2022-12-15

How to Cite

Holanda, R. J. A. de, Barbalho, C. R. S., & Nascimento, M. R. (2022). Critical knowledge for librarian training: professional perceptions in the job market. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(3), 723–741. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.42343

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