Cursos MOOC em bibliotecas universitárias: uma ideia de serviço para a Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v16.n3.2023.42514

Palavras-chave:

Massive Open Online Course, Inovação, Biblioteca universitária

Resumo

O presente artigo apresenta a proposta de protótipo de serviço a ser promovido no contexto da Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (BU UDESC), voltado para aprendizagem no formato Massive Open Online Course (MOOC) sob gestão da Biblioteca. O protótipo utiliza o Wordpress e a plataforma Moodle como ferramentas tecnológicas para divulgação, acesso e hospedagem do serviço. A escolha das ferramentas considerou a baixa complexidade de seu uso, possibilidade de customização e acesso aberto. O protótipo abrangeu também a perspectiva dos fluxos processuais, uma vez que são entendidos como elementos chave de uma perspectiva inovadora do uso dessas ferramentas no contexto das bibliotecas universitárias. Fez-se pesquisa bibliográfica da literatura nacional e internacional e pesquisa documental a fim de compreender o conceito e o cenário dos cursos MOOC no contexto das bibliotecas brasileiras. Conclui-se como sendo inovadora ao propor a oferta de cursos para comunidade interna e externa da Universidade em diferentes áreas do conhecimento e conteúdos nem sempre diretamente ligados à BU. Compreende que o MOOC não só exige à biblioteca o exercício dos seus papéis tradicionais no auxílio à comunidade como também é oportuno na construção de comunidades que cooperam na produção e difusão de conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Dittrich, Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Graduação em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é bibliotecária da Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando no Setor de Desenvolvimento de Coleções, Processamento Técnico dos materiais especiais e dos objetos da Biblioteca das Coisas. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/FAED/UDESC)

Juliane Fonseca Soares, Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2015) e Direito pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande (2014). Atualmente atua como Bibliotecária na Universidade Federal de Santa Catarina, exercendo suas atividades na Biblioteca Setorial do Colégio Aplicação (BSCA/BU/UFSC). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/FAED/UDESC)

Mário Cesar Machado, Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Graduação em História pela Faculdade de Educação FAED/UDESC (1999) e Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação FAED/UDESC (1990). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/FAED/UDESC).

Jordan Paulesky Juliani, Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (1999), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC (2008). Atualmente, lotado no Departamento de Educação Científica e Tecnológica no CEAD-UDESC. Desde 2013 compõe o corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da UDESC.

Referências

Almenara, J. C.; Cejudo, M. C. L.; Vázquez-Martínez, A. I. Las tipologías de MOOC: su diseño e implicaciones educativas. Revista de Currículum y formación del profesorado. v. 18, n. 1, p. 13-26, jan/abr., 2014. Disponível em: http://www.ugr.es/~recfpro/rev181ART1.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021

Araújo, W. S.; Loureiro, J. M. M.; Freire, G. H. A. Bibliotecas, usuários e tecnologias info-comunicacionais: perspectivas e transformações. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 7, n. 2, p. 65-77, 2015. DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v7.n2.2014.1874. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1874. Acesso em: 12 dez. 2021.

Bansode, S. Y. Library and Information Science MOOCs: An Indian Scenario. Annals of Library and Information Studies (ALIS). New Delhi, India, v. 66, n. 1, p. 39-45, 2019. Disponível em: http://op.niscair.res.in/index.php/ALIS/article/view/23362. Acesso em 16 out. 2021.

Brown, S. C. Back to the future with MOOCs? Conference: International Conference on Information Communication Technologies in Education, Crete, 2013. In: Morris, L.; Tsolokadis, C. (ed.) Proceedings of the International Conference on Information Communication Technologies in Education, Crete, p. 237-246, July 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/286446299_Back_to_the_future_with_MOOCs. Acesso em 12 dez. 2021.

Cervo, A. L.; Bervian, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2002.

Cormier, D. What is a MOOC? Vídeo do Youtube. Dez. 2010. Disponível em: https://youtu.be/eW3gMGqcZQc. Acesso em: 17 out. 2021.

Deng, Y. Construction of higher education knowledge map in university libraries based on MOOC. Electronic Library, v. 37 n. 5, p. 811-829, Nov. 2019. Disponível em: https://www-emerald.ez74.periodicos.capes.gov.br/insight/content/doi/10.1108/EL-01-2019-0003/full/html. Acesso em: 16 out. 2021.

Evelyn, S. Library as Partner, Negotiator, and Information Wrangler. p. 7-18. In: Alman, S.; Jumba, J. (Org.). MOOCs now: Everything You Need to Know to Design, Set Up, and Run a Massive Open Online Course. Santa Bárbara (CA): ABC-CLIO, LLC, 2017. Disponível em: http://publisher.abc-clio.com/9781440844584. Acesso em 19 out. 2021.

Gamage, D.; Indika, P.; Shantha, F. Exploring MOOC User Behaviors Beyond Platforms. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v.15 n.8, p.161-179, 2020. Disponível em: https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_doaj_primary_oai_doaj_org_article_75032e68d9c34e52ac5b1e5712f9267f. Acesso em: 12 dez. 2021

Gamage, T.; Kalansooriya, P. An Overview on Massive Open Online Courses (MOOCs) as an e-learning platform: A Review. 14th International Research Conference of General Sir John Kotelawala Defence University, Sri Lanka, 2021. DOI 10.13140/RG.2.2.29201.56164. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354753802_An_Overview_on_Massive_Open_Online_CoursesMOOCs_as_an_e-learning_platform_A_Review. Acesso em: 16 out. 2021.

Gonçalvez, V. C. Massive Open Online Courses (MOOC) como Recurso de Formação em Bibliotecas Universitárias: um estudo de caso no Politécnico de Leiria. (Dissertação) - Mestrado em Ciência da Educação, Área de Especialização em Tecnologia Educativa. Minho, Portugal: Instituto de Educação. Universidade do Minho, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/63676. Acesso em 10 out. 2021.

Guo, X.; Wu, F.; Zheng, X. What Motives Learner to Learn in MOOC? An Investigation of Chinese University MOOC. International Joint Conference on Information, Media and Engineering, 2019, p. 154-159. DOI: 10.1109/IJCIME49369.2019.00039. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/9066400. Acesso em: 12 dez. 2021

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás. Certificado Simples. In: Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás. Guia EAD. Ago., 2021. Disponível em: http://guiaead.ifg.edu.br/wiki/index.php/Certificado_Simples. Acesso em: 21 out. 2021.

Langen, T. da S. C.; Mussareli, F.; Carlos, H. da S. Tendências de inovação em bibliotecas mistas. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 6, n. 16, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v6i16p295-320. Disponível em: http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/305. Acesso em: 19 out. 2021.

Lankes, R. D. Expect more: melhores bibliotecas para um mundo complexo. São Paulo: FEBAB, 2016.

Mallmann, E. M. Massive/Small Open Online Courses (MOOC/ SOOC) e Recursos Educacionais Abertos (REA): inovação disruptiva na educação online e aberta. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 18, n. 56, p. 84-107, mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS04. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/23599. Acesso em: 28 set. 2021.

Mallmann, E. M.; Sonego, A. H. S.; Jacques, J. S.; Alberti, T. F.; Bagetti, S. Implementação de Massive Open Online Courses (MOOC) no âmbito de programas institucionais de capacitação em ambientes virtuais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA (ESUD), 11, 2014, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Unirede, 2014. Disponível em: http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/127779.pdf. Acesso em: 09 out. 2021.

Marconi, M. de A.; Lakatos, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2021.

Marques, P. F. Massive Open Online Course (MOOC): uma análise de experiências pioneiras. 2015. 91 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/131916. Acesso em: 17 out. 2021.

Massis, B. E. MOOCs and the library. New Library World, v. 114, n. 5/6, p. 267-270, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1108/03074801311326894. Acesso em 17 out. 2021.

Muriel-Torrado, E.; Gonçalves, M. Youtube nas bibliotecas universitárias brasileiras: quem, como e para o que é utilizado. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 22, n. 04, p. 98-113, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2994. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/KcqmkrwphcnnX3Ky3yH7mhd/?lang=pt. Acesso em 17 out. 2021.

Naskar, D.; Hasan, N.; Das, A. K. Pattern of social media engagements by the learners of a library and information science MOOC course: an analytical study. Annals of Library and Information Studies (ALIS). New Delhi, India, v. 68, n.1, p. 56-66, 2021. Disponível em: http://op.niscair.res.in/index.php/ALIS/article/view/38038/465479109. Acesso em 16 out. 2021.

Nina, I. Contar e aprender com os MOOCs da Biblioteca Escolar. Blog da RBE, jan. 2018. Disponível em: https://blogue.rbe.mec.pt/contar-e-aprender-com-os-moocs-da-2137178. Acesso em: 16 out. 2021.

Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed. Brasília: FINEP, 2005. Disponível em: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf. Acesso em: 17 out. 2021.

Pappano, L. The year of the MOOC. The New York Times, nov. 2012. Disponível em: Disponível em: https://www.lernspielwiese.com/cms/lib07/MN01909547/Centricity/Domain/272/The%20Year%20of%20the%20MOOC%20NY%20Times.pdf. Acesso em 12 dez. 2021.

Petrova, V. The evolution of distance education: from Caleb Philips to the MOOC. Vanguard Scientific Instruments in Management, v. 15, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354863890_The_evolution_of_distance_education_-_from_Caleb_Philipps_to_the_MOOC. Acesso em: 16 out. 2021.

Pizzani, L.; Silva, R. C. da.; Zornoff, D. de C. M.; Arantes, L. F. A experiência pioneira do ensino a distância em treinamento de usuários de bibliotecas universitárias. RIED: Revista Iberoamericana De Educación a Distancia, v. 15, n. 1, p. 143–158, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5944/ried.1.15.781. Acesso em 10 out. 2021.

Poddar, N.; Dsouza, R. A study on online v/s tradicional learning: students receptive level. p. 56-64. In: DUTTA, B.; CHAUDHURI, P. Global Education 2050: enchancing global citizenship & online partnerships. Bangalore, Índia: MTC Global, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354726811_GLOBAL_EDUCATION_2050_Enhancing_Global_Citizenship_Online_Partnerships. Acesso em 16 out. 2021.

Poddar, S. A study on future of e-learning and Massive Open Learning Courses. p.65-71 In: Dutta, B.; Chaudhuri, P. Global Education 2050: enhancing global citizenship & online partnerships. Bangalore, Índia: MTC Global, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354726811_GLOBAL_EDUCATION_2050_Enhancing_Global_Citizenship_Online_Partnerships. Acesso em 16 out. 2021.

Vianna, B. I. Competência informacional em um contexto de educação aberta: um Portal de conteúdos para o Sistema de Bibliotecas da UFSM – SiB-UFSM. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Santa Maria. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16350. Acesso em: 19 out. 2021.

Teixeira, A.; Mota, J.; Morgado, L; Spilker, M. J. iMOOC: um modelo pedagógico institucional para Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs). Educação, Formação & Tecnologias, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 4-12, 2015. Disponível em: https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/177. Acesso em: 22 ago. 2023.

Wu, K. Academic libraries in the age of MOOCs. Reference Services Review, v. 41 n. 3, p. 576-587, ago. 2013. Disponível em: https://doi-org.ez74.periodicos.capes.gov.br/10.1108/RSR-03-2013-0015. Acesso em: 16 out. 2021.

Young, G.; Mclaren, L.; Maden, M. Delivering a MOOC for literature searching in health libraries: evaluation of a pilot project. Health Info and Library Journal, v. 34, 2017, p. 312-318, dez. 2017. Disponível em: https://doi-org.ez74.periodicos.capes.gov.br/10.1111/hir.12197. Acesso em: 16 out. 2021.

Zaduski, J. C. D.; Schlünzen Junior, K.; Santos, D. A. do N. dos. As possibilidades da educação não formal nos Moocs. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, v. 12, n. esp. 2, p. 1243-1266, ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10293/6684. Acesso em: 03 out. 2021.

Downloads

Publicado

2023-11-08

Como Citar

Dittrich, E., Soares, J. F., Machado, M. C., & Juliani, J. P. (2023). Cursos MOOC em bibliotecas universitárias: uma ideia de serviço para a Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 16(3), 494–517. https://doi.org/10.26512/rici.v16.n3.2023.42514

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.