Protocolo verbal: verbalizações concorrente e retrospectiva
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2475Keywords:
cognitive process, verbal protocol, concurrent verbalization, retrospective verbalizationAbstract
A partir do problema sobre a validade da aplicação do método do Protocolo Verbal e, mais especificamente, sobre os apontamentos teóricos e empíricos que evidenciam possíveis falhas e inconsistências que esse método pode apresentar, o artigo tem por objetivo investigar as duas verbalizações ligadas à técnica de análise qualitativa de Protocolo Verbal. Nesta técnica há duas abordagens que oferecem distintas possibilidades de pesquisa. A primeira delas é a verbalização concorrente, que consiste em executar uma tarefa simultaneamente ao relato verbal; a segunda é a verbalização retrospectiva que acontece após a tarefa ser executada. Cada uma delas está sujeita a críticas quanto à sua possível reatividade e não veracidade científica, daí a nossa reflexão sobre as possibilidades e os limites de cada uma. A partir de revisão de literatura observou-se que, apesar de a teoria vigente dar mais suporte à técnica de verbalização concorrente, alguns autores, com base em testes empíricos, apontaram algumas vantagens da técnica retrospectiva e, até mesmo, a equipararam em termos de qualidade à técnica concorrente. O protocolo verbal mostra-se bastante eficaz em compreender os processos cognitivos relacionados a uma pesquisa presencial que busca compreender o contexto do trabalho do ator social por meio da captação de verbalizações que complementa a coleta formal de dados e informações.
Downloads
References
BOCCATO, V. R. C.; FERREIRA, Estela. M. Estudo Comparativo Entre o Grupo Focal e o Protocolo Verbal em Grupo no Aprimoramento de Vocabulário Controlado em Fisioterapia: uma proposta metodológica qualitativa- cognitiva. InCid, Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 47-68, mar/ago. 2014. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/incid/article/viewFile/63986/pdf_16>. Acesso em: 08 set. 2014.
CAVALCANTI, M. C. I-n-t-e-r-a-ç-ã-o leitor-texto: aspectos de interpretação pragmática. Campinas: UNICAMP, 1989. 271 p.
DAL’ EVEDOVE, R. C. Compreensão de leitura em Análise de assunto para identificação e seleção de conceitos. 2002. 154 f. Relatório de Pesquisa (Bolsa de Iniciação Científica ”“ CNPq) ”“ Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília. 2002.
ERICSSON, K.A.; SIMON, H. A., Protocol analysis: verbal reports as data. Cambridge: MIT Press, 1993.
ERICSSON, K.A. Valid and Non-Reactive Verbalization of Thoughts during Performance of Tasks: Towards a Solution to the Central Problems of Introspection as a Source of Scientific Data. Journal of Consciousness Studies, Cincinnati, v. 10, n. 9-10, p. 1-18, 2003. Disponível em: <http://edianas.com/portfolio/proj_EricssonInterview/articles/2003_J_of_Conscousness_Studies_reprint.pdf.> Acesso em: 23 ago. 2014.
FUJITA, M. S. L. A leitura documentária na formação inicial do indexador: a abordagem sociocognitiva na investigação de estratégias de ensino. 2004. 26 f. Descrição detalhada (Projeto Integrado de Pesquisa) ”“ Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista; CNPq, Marília.
FUJITA, M. S. L. O contexto da leitura documentária de indexadores de bibliotecas universitárias em perspectiva sociocognitiva para a investigação de estratégias de ensino. 2007. 36 f. Descrição detalhada (Projeto Integrado de Pesquisa) ”“ Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista; CNPq, Marília.
FUJITA, M. S. L. A técnica introspectiva e interativa do Protocolo Verbal para observação do contexto sociocognitivo da indexação na catalogação de livros em bibliotecas universitárias: aplicação e análise. In: FUJITA, M. S. L. et al. A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. Um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais. São Paulo: Editora UNESP/ Cultura Acadêmica, 2009. p. 51 ”“ 80. Disponível em: <http://www.esalq.usp.br/biblioteca/PDF/a_indexacao_de_livros_a_percepcao_de_catalogadores_e_usuarios_de_bibliotecas_universitarias.pdf > Acesso em: 27 ago. 2014.
FUJITA, M. S. L; NARDI, M.I. A.; FAGUNDES, S.A. Observing documentary Reading by verbal protocol. Information Research, v. 8, n. 4, 2003. Disponível em: http://www.informationr.net/ir/8-4/paper155.html
FUJITA, M. S. L.; REDIGOLO, F.M. O uso de linguagens documentárias por indexadores em contexto de bibliotecas universitárias: uma abordagem sociocognitiva com protocolo verbal. Ibersid, p. 125-132, 2009. ISSN 1888-0967.
GONÇALVES, J.L.V. R. Pesquisas empírico-experimentais em tradução: os Protocolos Verbais. In: PAGANO, Adriana S. (Org.). Metodologias de pesquisa em tradução. Belo Horizonte: FALE- UFMG, 2001. p. 13-39.
NEUFELD, C.B.; BRUST, P.G.; STEIN, L.M. Bases Epistemológicas da Psicologia Cognitiva Experimental. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, v. 27, n. 1, p. 103-112, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v27n1/a13v27n1>. Acesso em: 02 jan. 2015.
NEVES, Dulce Amélia B. Aspectos metacognitivos na leitura do indexador. Belo Horizonte: UFMG, 2004. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.
NEVES, Dulce Amélia B. La Verbalización como Registro para Análisis en La Investigación sobre Lectura. Anales de Documentación, revista de Biblioteconomía y Documentación. Universidad de Murcia España, v. 9, p. 43-51, 2006. Disponível em: <http://www.um.es/fccd/anales/ad09/ad0900.html> Acesso em: 10 sep. 2014.
NEVES, Dulce Amélia B. Metacognição, Informação e Conhecimento: pensando em como pensar. Recife: Nectar, 2011.
OLIVEIRA, G.G.de. Neurociência e os processos educativos: Um saber necessário na formação de professores. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado) ”“ Universidade de Uberaba. Programa de Mestrado em Educação, Uberaba, 2011.
REDIGOLO, F. M. O uso de linguagens documentárias por catalogadores de assunto em contexto de bibliotecas universitárias: uma abordagem sociocognitiva com protocolo verbal. 2007b. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2007.
REDIGOLO, F. M. O processo de análise de assunto na catalogação de documentos: a perspectiva sociocognitiva do catalogador em contexto de Biblioteca Universitária. 2010. f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.
REDIGOLO, F. M. O processo de análise de assunto na catalogação de livros em bibliotecas universitárias: aplicação do protocolo verbal. Marília, UNESP, 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista.
REIS, E.; LÖBLER, M.L.; BOLZAN, L.M. Discussão e Aplicação do Método do Protocolo Verbal Think Aloud em Pesquisas sobre Processo Decisório. IV ENADI, Bento Gonçalves, 2013.
RUSSO, J. E.; JOHNSON, E.J.; STEPHENS, D.L. The validity of verbal protocols. Memory & Cognition, v. 17, n. 6, p. 759 ”“ 769, 1989. Disponível em: <http://forum.johnson.cornell.edu/faculty/russo/the%20validity%20of%20verbal%20protocols.pdf > Acesso em: 20 ago. 2014.
SILVEIRA, T. J. D. Leitura documentária para catalogação de assunto em ambiente de biblioteca universitária: análise de um modelo de leitura. 2006. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) ”“ Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2006.
STERNBERG, R. J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre, Artmed, 2000.
STERNBERG, R. J. A component process in analogical reasoning. Psychological Review, n. 84, v. 4, p. 353-78, 1977. Disponível em:< http://eric.ed.gov/?id=EJ167089>. Acesso em: 01 jun. 2014.
TOMITCH, Lêda M. B. Desvelando o Processo de Compreensão Leitora: Protocolos Verbais na Pesquisa em Leitura. SIGNO, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 42-53, dez. 2007. Disponível em:< http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/244> Acesso em: 15 out. 2014.
VAN DEN HAAK, M. J.; DE JONG, M. D. T.; SCHELLENS, P. J. Retrospective vs. concurrent think-aloud protocols: testing the usability of an online library catalogue. Behaviour & Information Technology, v. 22, n. 5, p. 339- 351, 2003. Disponível em: <http://archlab.gmu.edu/people/cmonk/645/VanDenHaak.pdf > Acesso em: 14 sep. 2014
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Thais Caroline Lacerda Mattos, Franciele Marques Redigolo, Dulce Amélia de Brito Neves, Mariângela Spotti Lopes Fujita
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Notice
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License 4.0, allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: distribute to an institutional repository or publish as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation the published work.