Um modelo de Arquitetura da Informação para processos de investigação científica

Autores

  • Alberto Magno Carvalho de Melo Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

arquitetura da informação, ciência da informação, modelagem, metamodelagem

Resumo

O desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação são fundamentais para a sociedade contemporânea. Este trabalho procura discutir que o espaço de informação onde acontece um processo de investigação científica possui uma arquitetura da informação inerente e que o Método de Arquitetura da Informação Aplicada (MAIA), além de instrumento para construção de arquiteturas da informação, pode ser usado como método para condução de processos de investigação científica na área de Ciência da Informação. O modelo de representação da realidade usado para delimitar o espaço de informação em que se dá a investigação científica é expresso na forma de uma proposta de ontologia para a área. O Paradigma de Metassistema foi usado como instrumento de aproximação da realidade, pois auxilia o investigador a estabelecer corretamente os níveis de abstração adequados à resolução de problemas científicos de sua área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Magno Carvalho de Melo, Universidade de Brasília - UnB

Graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília (2002), especialização em Desenvolvimento de Software para Internet pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Ciência da Informação pela UnB. Exerceu o magistério por 3 anos na União Educacional do Planalto Central e foi analista de informatica do Banco do Brasil S/A. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Atua como pesquisador no Centro de Pesquisa em Arquitetura da Informação - CPAI, da Universidade de Brasília.

Downloads

Como Citar

Melo, A. M. C. de. (2015). Um modelo de Arquitetura da Informação para processos de investigação científica. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(1), 88. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1915

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.