Letramento informacional em processos educativos digitais: padrão de comportamento informacional de docentes do curso de Pedagogia no uso de biblioteca digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.22879

Palavras-chave:

comportamento informacional. pedagogia. biblioteca digital. biblioteca universitária. estudo de usuários.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar o padrão de comportamento informacional dos docentes do curso de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior Privada do Distrito Federal no uso de sua biblioteca digital e como isso pode contribuir para suas práticas pedagógicas. Para tanto, foi utilizada técnica de grupo focal e os dados revelaram um padrão de comportamento informacional com contextos influenciados por estratégias institucionais, barreiras culturais e tecnológicas, mas com comportamentos específicos que qualificam o processo de ensino e aprendizagem por meio das atividades de busca científica e acadêmica, bem como pelas ações de prática docente e formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Rosa Moreira, Centro Universitário Projeção, Brasilia, DF, Brasil

Pós-Doutor em Ciência da Informação (Universidade Estadual de São Paulo, 2018); Doutor em Ciência da Informação (Universidade de Brasília, 2017); Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (Universidade Católica de Brasília, 2011). Especializações: (i) Educação e Tecnologias para Educação a Distância (Universidade Cidade de São Paulo, 2011); (ii) Gestão de Processos Acadêmicos (Faculdade Projeção, 2013); (iii) Governança em TI (Universidade do Maranhão, 2009); (iv) Educação para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade (Universidade de Brasília, 2015); (v) Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (Universidade de Brasília, 2016); (vi) Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância (Universidade Federal Fluminense, 2016); Educação Inclusiva (2016). Graduações: (i) Licenciatura em Pedagogia (Faculdades Integradas da Terra de Brasília, 2010); (ii) Bacharelado em Sistemas de Informação (Faculdade Cenecista de Brasília, 2008); (iii) Licenciatura em Educação Profissional (Instituto Federal de Brasilia, 2016), Licenciando em História (Universidade Estadual do Goiás). Atualmente, é Pró-Reitor e Diretor Acadêmico da Educação Superior do Grupo Projeção e Diretor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, reunindo os cursos de Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física e Psicologia. Avaliador AD HOC do MEC/INEP. Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da CAPES. Editor Científico e Avaliador de Periódicos Científicos; Membro de Órgãos Colegiados e Estruturantes; Membro do Pacto Universitário para Direitos Humanos e Diversidade. CREA-DF 6181TD - Certificações: DELE, COBIT, ITILv2, ITILv3, RUPv7, UML2. Colaborador pesquisador no Instituto CTS, atuando em acessibilidade, mais especificamente, no projeto ?Libras em Sala de Aula?. Projeto de tecnologia assistiva em parceria com a FENEIS e apoiado pela FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos. Editor, revisor e avaliador dos periódicos científicos.

Jefferson Bruno Pereira Ribeiro, Centro Universitário Projeção, Brasília, DF, Brasil

Pós-Doutorando em Ciência da Informação (UNESP); Doutorado e Mestrado em Ciências Médicas (Universidade de Brasília); Especialista lato sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (Universidade Federal Fluminense, 2016), Psicopedagogia e Educação Especial (Universidade Cândido Mendes, 2017), Tecnologia e Educação (Universidade da Cidade de São Paulo, 2012); Farmacologia (Universidade Católica Dom Bosco, 2011), Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais (Universidade Federal de Lavras, 2012), Oncologia (Instituto Brasileiro de Educação e Saúde, 2012), Epidemiologia (Universidade Federal do Goiás, 2013); Biotecnologia (Universidade Estadual de Maringá, 2014), Letramento Informacional (Universidade Federal do Goiás, 2018); Graduado em Pedagogia (Faculdade Brasília, 2010); Medicina Veterinária (Faculdade Integradas da Terra de Brasília, 2010), Educação Profissional (Instituto Federal de Brasília, 2017), História (Universidade Estadual do Goiás, em andamento). Pedagogo, Médico Veterinário, Professor, por formação. Consultor em processos acadêmicos, regulação da educação superior, organização didático-pedagógica e metodologias ativas, no iNpact. Analista de Gestão Educacional no Centro Universitário Projeção. Professor, tutor, projetista, conteudista e pesquisador de processos de ensino e aprendizagem mediados em Educação a Distância desde 2010. Pesquisador CAPES/UNB. Editor/Avaliador de Revistas Científicas (Outras Palavras; Projeção e Docência; Projeção, Direito e Sociedade; e Tecnologias em Projeção). Participante ativo de grupos de pesquisa com temáticas relacionadas à educação, saúde e ciências agrárias e de trabalhos experimentais desenvolvidos no laboratório de dermatomicologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília.

Referências

AGUIAR, N. C. de. A Contribuição Teórica de Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque para o Discurso da Competência Informacional no Brasil. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 4, n. 1, p. 17-27, maio 2017.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BACKES, Dirce Stein et al. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O mundo da saúde, v. 35, n. 4, p. 438-42, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BORGES, J. Competências infocomunicacionais: estrutura conceitual e indicadores de avaliação. Informação e Sociedade, v. 28, n. 1, p. 123-140, 2018.

BULMER, M. Social policy research. London: Macmillan, 1978.

CAMPELLO, B. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003.

CAMPELLO, B. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009. 208 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

CRESWELL, John W.; CLARK, Vicki L. Plano. Designing and conducting mixed methods research. 2007.

GASQUE, K. C. G. D. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: FCI/UNB, 2012. 178p.

GASQUE, K. C. G. D. Delineamento do conceito de letramento e termos relacionados. In: GASQUE, K. C. G. D. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação / Universidade de Brasília, 2012, p. 28-39.

GASQUE, K. C. G. D. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 39, n. 3, p. 83-92, set./dez. 2010.

GASQUE, K. C. G. D.; COSTA, S. M. de S. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. Ciência da Informação, v.32, n.3, p.54-61, 2003.

LAU, J. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades de informação para a aprendizagem permanente. Boca del Rio: [s.n], 2007.

PERES, Mônica Regina. Competência informacional: educação e sociedade. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 4, n. 1, p. 22-34, 2011.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da Pesquisa Aplicável à s Ciências. São Paulo: Atlas, 2006.

SILVA, C. M. M. da; MOREIRA, J. R.; SILVA, J. R. de F. Comportamento informacional versus comunicação: aplicação de modelos em contextos multidisciplinares. Biblos: Revista de Bibliotecología y Ciencias de la Información, n. 57, 2014.

SUDMAN, S.; BRADUM, N. M. Asking questions. San Francisco: Jossey-Bass, 1982.

WILSON, T. D. On user studies and information need’s. Journal of Documentation, London, v. 37, n. 1, p. 3-15, 1981.

WILSON, T. D. Information behaviour: an interdisciplinary perspective. Information Processing and Management, v. 33, n. 4, p. 551-572, 1997.

WILSON, T. D. Models in information behaviour research. Journal of documentation, v. 55, n. 3, p. 249-270, 1999.

WILSON, T. D. Human information behaviour. Information Science, v. 3, n. 2, p. 49-54, 2000.

Downloads

Publicado

2020-01-07

Como Citar

Moreira, J. R., & Ribeiro, J. B. P. (2020). Letramento informacional em processos educativos digitais: padrão de comportamento informacional de docentes do curso de Pedagogia no uso de biblioteca digital. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 153–166. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.22879

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.