Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade

Autores

  • Elaine Parra Affonso Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (FATEC), Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Silvana Drumond Monteiro Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil
  • Ricardo César Gonçalves Sant'Ana Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2566

Palavras-chave:

Bing, busca personalizada, Google, mecanismos de busca, privacidade

Resumo

Os mecanismos de busca utilizam de estratégias para lidar com a sobrecarga de informações e disponibilizar resultados mais eficientes, tal como a busca personalizada, que ao coletar diversos dados dos participantes podem resultar em ameaças à privacidade. Este trabalho tem o objetivo de explicitar questões de privacidade, considerando aspectos de consciência e controle do usuário no processo de coleta de dados por parte dos mecanismos de busca. Realizou-se uma análise exploratória nas políticas de privacidade do Google e Bing para identificar possíveis dados coletados por esses mecanismos. Os dados foram agrupados em categorias e analisados tanto em relação à menção nas políticas quanto à possibilidade de controle do usuário. A menção à coleta de dados especificamente pelos mecanismos é pouca evidenciada, e embora haja possibilidade de controle, é necessário interpretar exaustivas políticas e configurações de privacidade para que o usuário tenha consciência sobre esse processo. Conclui-se que a díade privacidade-benefício pode implicar no controle sobre a coleta de dados, e a busca pela relevância nos resultados se sobrepõe à garantia de privacidade, pois quando usuários controlam suas configurações e limitam a coleta de dados, tornam menos relevantes os resultados, e ao personalizar, abrem portas de acesso a seus dados.

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Biografia do Autor

Elaine Parra Affonso, Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (FATEC), Presidente Prudente, SP, Brasil

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Unesp/Marília - SP.

Professora Associada da Faculdade de Tecnologia da Presidente Prudente - Fatec ”“ SP

Silvana Drumond Monteiro, Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciência da Informação, atuando na graduação e no mestrado acadêmico em "Ciência da Informação".

Pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais

Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação

Doutora em Educação - área de concentração Educação Brasileira - pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP

Ricardo César Gonçalves Sant'Ana, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Tupã em regime de dedicação exclusiva.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Como Citar

Affonso, E. P., Monteiro, S. D., Vidotti, S. A. B. G., & Sant’Ana, R. C. G. (2017). Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 10(2), 422–442. https://doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2566

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