Segurança no uso e compartilhamento de dados nas redes sociais por estudantes do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.29929

Palavras-chave:

Segurança da informação, Redes sociais, Competência em informação, Adolescentes, Estudo de usuários

Resumo

Resumo-As mídias digitais, em especial as redes sociais, transformaram a sociedade e a forma de se relacionar. Com esta percepção, esta pesquisa teve como objetivo levantar o conhecimento de estudantes do ensino médio acerca da segurança na internet. Como metodologia para coleta de dados foi utilizado um questionário eletrônico com 85 questões. Os 217 participantes da pesquisa são estudantes do ensino médio de uma escola privada do interior de São Paulo. Como resultado, constata-se que 98% dos estudantes utilizam alguma rede social; 71% dos estudantes afirmaram já ter recebido imagens de pessoas nuas ou fazendo sexo estas imagens foram acessadas principalmente através de redes sociais; O assunto com maior incidência de busca foi sobre “formas de ficar magro”; 71% dos estudantes consideram saber mais de internet que seus pais. A principal conclusão é que dada a constatação de que os adolescentes têm adotado um comportamento de risco no uso das redes sociais e não têm recebido a devida orientação a esse respeito, a escola tem um papel fundamental no preparo dos estudantes para lidar de forma segura com o universo informacional a que eles têm acesso cotidianamente, mas a própria escola também precisa se preparar para exercer este papel adequadamente.

 

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Biografia do Autor

Rodrigo Barbosa de Paulo, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Doutorando e mestre em Ciência da Informação (UNESP- Marília), bacharel em Biblioteconomia (UNESP- Marília), técnico em Magistério ( CEFAM-Marília), membro do grupo de estudo Comportamento e Competência informacionais (Unesp/Marília). 

Helen de Castro Silva Casarin, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Atualmente é professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq e líder do grupo de pesquisa "Comportamento e competência informacionais". Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento informacional, competência informacional e biblioteca escolar .

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Publicado

2021-01-16

Como Citar

Paulo, R. B. de, & Casarin, H. de C. S. (2021). Segurança no uso e compartilhamento de dados nas redes sociais por estudantes do ensino médio. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(1), 91–113. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.29929