Competências em informação no marco do Plano Nacional de Leitura do Uruguai: Ações para a inclusão social

Autores

  • María Gladys Ceretta Universidad de la República

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v8.n1.2015.1893

Palavras-chave:

Uruguai, competências em informação, inclusão social, plano nacional de leitura, leitura

Resumo

Descrevem-se as estratégias que se vêm implementando para promover o desenvolvimento das competências em informação no marco do Plano Nacional de Leitura do Uruguai que leva adiante o Ministério de Educação e Cultura, como política pública de alcance nacional. As mesmas estão orientadas aos contextos sócio-econômicos vulneráveis e acompanham os processos de formação de promotores e animadores de leitura. Analisam-se e avaliam as experiências levadas cabo com populações objetivo que não pertencem ao âmbito educativo formal, em especial as orientadas a responsáveis de espaços de leitura tais como bibliotecas populares, comunitárias e públicas, entre outros. Se consideram as novas formas de leitura no meio digital no processo de aquisição e fortalecimento das competências em informação para garantir a equidade no acesso e democratização da informação e o processo de construção do conhecimento. Propõem-se os elementos essenciais para a elaboração do um modelo de alfabetização em informação para integrar ao Plano Nacional de Leitura que articule e coordene com outros âmbitos a nível nacional e contribua desde sua ótica à inclusão social dos indivíduos.

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Como Citar

Ceretta, M. G. (2015). Competências em informação no marco do Plano Nacional de Leitura do Uruguai: Ações para a inclusão social. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(1), 40–53. https://doi.org/10.26512/rici.v8.n1.2015.1893

Edição

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