A trajetória do INTERPARES Project: reflexões acerca de teorias e metodologias desenvolvidas ao decorrer do projeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.42425

Palavras-chave:

Arquivologia, Preservação digital, Documento digital, Projeto InterPARES

Resumo

O propósito deste artigo foi analisar os fundamentos teóricos e metodológicos desenvolvidos durante o Projeto International Research on Permanent Authentic Records in Eletronic Systems (INTERPARES), iniciado em 1999. Na medida em que o Projeto é apontado na literatura arquivística como contribuição significativa para a pesquisa sobre preservação de documentos de arquivo digitais, o mapeamento das suas transformações nas abordagens e influências teóricas permanece como objeto de estudo pouco explorado. Nesse sentido, cabe pautar-se na seguinte pergunta de partida: “quais são as principais contribuições teóricas e metodológicas do Projeto InterPARES ao longo de sua trajetória?” por meio de uma pesquisa qualitativa a fim de sintetizar a trajetória do projeto bem como refletir acerca dos seus fundamentos teóricos e metodológicos. Sendo assim, nossa investigação foi executada através de pesquisa bibliográfica, da produção científica do interPARES e obras brasileiras ou estrangeiras que o mencionem. Os resultados sugerem que conforme ocorrem transformações tecnológicas e, consequentemente, na aplicabilidade de tecnologias no tratamento arquivístico e, na medida em que o Projeto acompanha tais inovações com suas pesquisas, surge a necessidade de refletir acerca de tecnologias emergentes comumente aplicadas em tecnologias de caráter descentralizado.

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Biografia do Autor

Natália Bruno Rabelo, Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Niterói, RJ, Brasil

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Arquivologia e graduanda em Sistemas de Informação pela UFF.

Clarissa Moreira dos Santos Schmidt, Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Niterói, RJ, Brasil

Professora Doutora em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2022-06-25

Como Citar

Rabelo, N. B. ., & Schmidt, C. M. dos S. . (2022). A trajetória do INTERPARES Project: reflexões acerca de teorias e metodologias desenvolvidas ao decorrer do projeto. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(1), 167–180. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.42425

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