A trajetória do INTERPARES Project: reflexões acerca de teorias e metodologias desenvolvidas ao decorrer do projeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.42425

Palavras-chave:

Arquivologia, Preservação digital, Documento digital, Projeto InterPARES

Resumo

O propósito deste artigo foi analisar os fundamentos teóricos e metodológicos desenvolvidos durante o Projeto International Research on Permanent Authentic Records in Eletronic Systems (INTERPARES), iniciado em 1999. Na medida em que o Projeto é apontado na literatura arquivística como contribuição significativa para a pesquisa sobre preservação de documentos de arquivo digitais, o mapeamento das suas transformações nas abordagens e influências teóricas permanece como objeto de estudo pouco explorado. Nesse sentido, cabe pautar-se na seguinte pergunta de partida: “quais são as principais contribuições teóricas e metodológicas do Projeto InterPARES ao longo de sua trajetória?” por meio de uma pesquisa qualitativa a fim de sintetizar a trajetória do projeto bem como refletir acerca dos seus fundamentos teóricos e metodológicos. Sendo assim, nossa investigação foi executada através de pesquisa bibliográfica, da produção científica do interPARES e obras brasileiras ou estrangeiras que o mencionem. Os resultados sugerem que conforme ocorrem transformações tecnológicas e, consequentemente, na aplicabilidade de tecnologias no tratamento arquivístico e, na medida em que o Projeto acompanha tais inovações com suas pesquisas, surge a necessidade de refletir acerca de tecnologias emergentes comumente aplicadas em tecnologias de caráter descentralizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Bruno Rabelo, Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Niterói, RJ, Brasil

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Arquivologia e graduanda em Sistemas de Informação pela UFF.

Clarissa Moreira dos Santos Schmidt, Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Niterói, RJ, Brasil

Professora Doutora em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-06-25

Como Citar

Rabelo, N. B. ., & Schmidt, C. M. dos S. . (2022). A trajetória do INTERPARES Project: reflexões acerca de teorias e metodologias desenvolvidas ao decorrer do projeto. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(1), 167–180. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.42425

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)