A Alfabetização Informacional para uma Educação Libertadora: uma abordagem transdisciplinar entre a Ciência da Informação e a Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.39495

Palavras-chave:

Alfabetização informacional, Educação, sociedade da informação, Sociedade do conhecimento, Paulo Freire

Resumo

O presente artigo, de abordagem transdisciplinar, visa aproximar as concepções de Alfabetização Informacional (ALFIN), categoria conceitual refletida na Ciência da Informação, e da Educação Libertadora, conceito cunhado pelo pedagogo Paulo Freire. As reflexões aqui propostas estão fundamentadas nos estudos de Freire (1968; 1977; 1979; 1987; 1983; 1996) e da Ciência da Informação, a exemplo de Area (2015, 2014, 2010) e Cuevas-Cerveró, Marques e Paixão (2014), bem como nos documentos da UNESCO (2003; 2006; 2013) que ressaltam a necessidade da incorporação dos preceitos da Alfabetização Informacional para a formação de cidadãos autônomos informacionalmente e críticos. Trata-se Ao refletir sobre os preceitos imbricados nessa discussão percebe-se a necessidade de incentivar e desenvolver o senso crítico dos cidadãos para reconhecer a veracidade de informações para a formação cidadã. A educação libertadora pressupõe que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) devem considerar em seus fundamentos a objetivação de uma prática dialógica, consensual e colaborativa dos sujeitos partícipes desta ação.

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Biografia do Autor

Pablo Boaventura Sales Paixão, Universidade Federal de Sergipe, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento, Aracaju, SE, Brasil

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Complutense de Madri (2016), com título revalidado pela Universidade de Brasília (UnB). Professor permanente voluntário do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante dos Grupos de Estudos em Comunicação, Educação e Sociedade - GECES (UNIT/CNPq); Competência em Informação (UnB/CNPq) e do Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação e Gestão da Informação e do Conhecimento (NEMAGI/UFS). Atualmente é Assessor de Comunicação e Eventos, além de Coordenador de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Socorro.

Aurora Cuevas-Cerveró, Universidad Complutense de Madrid, Faculdad de Ciências da Documentación, Madrid, España

Doutorado em Documentação pela Universidade Carlos III de Madrid (2005) e Pós-doutorado na Universidade de Brasília. Graduação em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade Complutense de Madrid (1987). Atualmente é professora titular na Universidade Complutense de Madrid, Faculdade de Ciências de la Documentação, Departamento Biblioteconomia e Documentação.

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes, Programa de Pós-graduação em Educação, Aracaju, SE, Brasil

Professor do Programa de Pós Graduação em educação da Universidade Tiradentes e professor da Rede Estadual de Educação de Sergipe. Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe (1986), Especialização em Educação Tecnológica pelo/IFMG, com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós Doutoramento pela Universidade de Aveiro/Portugal.

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

Paixão, P. B. S., Cuevas-Cerveró, A., & Linhares, R. N. (2022). A Alfabetização Informacional para uma Educação Libertadora: uma abordagem transdisciplinar entre a Ciência da Informação e a Educação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(2), 534–551. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.39495

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