A Alfabetização Informacional para uma Educação Libertadora: uma abordagem transdisciplinar entre a Ciência da Informação e a Educação
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.39495Palavras-chave:
Alfabetização informacional, Educação, sociedade da informação, Sociedade do conhecimento, Paulo FreireResumo
O presente artigo, de abordagem transdisciplinar, visa aproximar as concepções de Alfabetização Informacional (ALFIN), categoria conceitual refletida na Ciência da Informação, e da Educação Libertadora, conceito cunhado pelo pedagogo Paulo Freire. As reflexões aqui propostas estão fundamentadas nos estudos de Freire (1968; 1977; 1979; 1987; 1983; 1996) e da Ciência da Informação, a exemplo de Area (2015, 2014, 2010) e Cuevas-Cerveró, Marques e Paixão (2014), bem como nos documentos da UNESCO (2003; 2006; 2013) que ressaltam a necessidade da incorporação dos preceitos da Alfabetização Informacional para a formação de cidadãos autônomos informacionalmente e críticos. Trata-se Ao refletir sobre os preceitos imbricados nessa discussão percebe-se a necessidade de incentivar e desenvolver o senso crítico dos cidadãos para reconhecer a veracidade de informações para a formação cidadã. A educação libertadora pressupõe que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) devem considerar em seus fundamentos a objetivação de uma prática dialógica, consensual e colaborativa dos sujeitos partícipes desta ação.
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